A editora francesa Ynnis prepara para outubro o lançamento de “Les Mondes de Hayao Miyazaki”, livro que busca apresentar e compreender as influências por trás da criação do universo narrativo do Studio Ghibli. Na obra, o crítico e pesquisador de cinema Nicolas Rapold investiga as fontes de inspiração de Miyazaki.
Com 224 páginas, o livro passeia pelas memórias de infância do cofundador do Studio Ghibli, abordando desde sua relação com o folclore japonês, a arquitetura europeia e os clássicos do cinema, até sua percepção dos principais eventos do século XX. Rapold busca mostrar como se formaram os interesses de Miyazaki por temas como a natureza e a resistência política, além de revelar como sua estética se construiu a partir de uma série de referências distintas.
Considerado o mais célebre dos animadores japoneses, Hayao Miyazaki nasceu em Tóquio, em 1941. Em 1985, fundou o Studio Ghibli ao lado de Isao Takahata e Toshio Suzuki, após mais de uma década trabalhando nos estúdios Toei e Nippon Animation. Entre seus feitos mais memoráveis estão duas vitórias no Oscar de Melhor Animação: por “A Viagem de Chihiro”, em 2003, e “O Menino e a Garça”, em 2024 — as únicas conquistas do Japão na categoria.
No Brasil, grande parte da filmografia do Studio Ghibli está disponível em plataformas de streaming e em blu-ray. O mangá “Nausicaä do Vale do Vento”, único de Miyazaki lançado no país, é publicado desde 2022 pela JBC, que recentemente atualizou os volumes #6 e #7 — os últimos necessários para completar a coleção brasileira.