As tiras de Cecília Ramos, a Cartumante, são um sucesso nas redes sociais. A mistura de humor nonsense e situações anedóticas conquistou para a quadrinista carioca cerca de 400 mil seguidores. Desde agosto, a autora vem postado tiras com um tom diferente em sua página, parte de um projeto maior: sua nova HQ, atualmente em campanha no Catarse. “No Andar de Baixo” reúne quatro contos de terror assinadas por Cecília e em apenas 24h foi financiado, batendo 100% da meta de R$35 mil. Cada trama aborda temas do cotidiano que podem ser um terror mais real do que qualquer bizarrice sobrenatural.
As histórias haviam sido postadas no Instagram da autora em anos anteriores, na época do Halloween, ganharam nova roupagem para a publicação impressa. Para isso, Cecília contou com a orientação do roteirista Matheus Albano, para desenvolver as tramas e transformar o projeto em um quadrinho de 128 páginas. Além de Matheus Albano, colaboram no projeto Laura Han Jin, nas cores, Marcela Lobo e Mabel Martins, no suporte das ilustrações e design e Priscila Tioma na produção gráfica.
A publicação de “No Andar de Baixo” está prevista para janeiro e haverá um pré-lançamento na CCXP24. O primeiro conto, “Você viu meu celular”, pode ser lido por completo no aplicativo de leitura digital FunkToon. É possível apoiar a campanha até o dia 15 de novembro.