De Deleon Stu
40 páginas
Independente | 2024
Maria José sabe que merece mais não só de seu patrão, mas da vida. A protagonista de Nascida de Parto Normal é um pouco como todos nós, com seus diálogos internos, suas certezas e inconformidades e talvez seja por isso que a HQ de Deleon Stu é tão cativante.
Em busca de um aumento de salário, após anos de serviços prestados com dedicação, Maria José não pede nada além de reconhecimento. Porém, a dúvida que persegue o leitor ao longo deste thriller psicológico bem-humorado é: até onde Mazé está disposta a ir para conseguir o tão sonhado reajuste?
O grande diferencial de Nascida de Parto Normal está no equilíbrio entre humor e tensão. A partir da figura de um narrador onisciente, vemos todos os passos da protagonista comentados com acidez e irreverência. A dinâmica entre a narração e as ações da personagem dão um charme especial ao quadrinho. O tom de humor é acentuado por expressões regionais e por um texto que soa naturalmente “falado”. A oralidade é levada a sério aqui e é executada com maestria. As trivialidades da vida e elementos da cultura popular brasileira acrescentam mais camadas de realismo e espontaneidade à HQ.
À medida que a história avança, é possível imaginar os rumos que a trama pode tomar. Apesar de certa previsibilidade, não nos cansamos de acompanhar a missão de Maria José em busca do tão sonhado aumento.
A arte de Deleon Stu se destaca pelos traços com linhas finas e precisas. A expressão quase caricatural de alguns personagens contrasta com o olhar penetrante de Maria José. É como se a protagonista também nos enxergasse (e julgasse!) através da página.
Nascida de Parto Normal é daquelas belas surpresas que os quadrinhos nacionais proporcionam. Deleon Stu, que tem como uma de suas inspirações Ariano Suassuna, entrega uma história cheia de personalidade e nos deixa completamente curiosos para conferir seus próximos trabalhos.