Vinte anos após sua publicação no Brasil pela Conrad Editora, “Na Prisão“, mangá autobiográfico de Kazuichi Hanawa, retornará às livrarias pela Comix Zone. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) durante a Rodada de Lives com Editoras.
Publicado originalmente no Japão em 2000 pela editora Seirinkogeisha, o quadrinho em volume único nasceu da experiência de Hanawa, preso em 1994 por posse de armas. Condenado a três anos de prisão, o autor, após sua libertação, transformou sua experiência em um relato detalhado sobre o dia a dia no sistema prisional japonês, comentando sua rígida rotina e costumes.
O sucesso de “Na Prisão” foi imediato, projetando Hanawa para um público mais amplo e inspirando uma adaptação cinematográfica em 2002 dirigida por Yoichi Sai. Além disso, a obra foi indicada ao Prêmio Cultural Osamu Tezuka em 2001 e concorreu ao extinto Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Angoulême em 2006.
“Na Prisão” é um relato autobiográfico em quadrinhos de Kazuichi Hanawa sobre o tempo em que esteve preso. Em 1994, o autor foi detido por porte ilegal de armas enquanto testava nas montanhas suas novas armas. Hanawa sempre foi fascinado por elas. Graças à esta excentricidade, ele foi condenado a 3 anos de prisão. O livro é um registro assustadoramente real e a confissão de um estado emocional que não é o de redenção