“Puro boato, essa gente não tem mais nada o que fazer da vida”, foram as palavras do diretor da Mythos, Helcio de Carvalho, sobre as especulações de que a editora poderia ser comprada pela Panini. O assunto começou a circular entre leitores depois de ser noticiado pelo canal 2quadrinhos, no domingo (01), como um “forte rumor”. De acordo com o vídeo, fontes independentes confirmaram que Mythos e Panini estariam em negociação. Antes de a própria editora divulgar uma nota refutando os boatos, o Fora do Plástico havia entrado em contato com Helcio e com o editor Julio Oliveira.
Ao ser questionado, Helcio de Carvalho negou que exista qualquer movimentação nesse sentido. “No início do ano também disseram que a Mythos vai falir… Qualquer mudança que você faz, como tirar alguns títulos que estão vendendo e substituir por outro, mudar perfil de publicação, as pessoas acham que vai cair o mundo”, disse o diretor da Mythos, visivelmente incomodado.
Entre as informações que compõem o rumor, estaria a incorporação das licenças da Mythos pela Panini, que assumiria a publicação dos títulos, enquanto a Mythos se manteria na produção editorial, um serviço que a editora presta atualmente para a multinacional italiana. Porém, o que Julio Oliveira explica é que várias das licenças da Mythos já são negociadas com a própria Panini. “É o caso de Conan e foi o caso de Tex até o ano passado (mas mesmo eles não sendo mais representantes da Bonelli, eles têm precedência sobre nós), e eles poderiam adquirir a licença apenas se recusando a negociar conosco“, aponta o editor para afastar a hipótese da incorporação. Ele ainda acrescenta que a editora acabou de fechar contrato para os próximos 4 volumes de Conan, até 2026, e que nenhuma discussão a respeito de uma possível venda foi levada aos funcionários: “até onde eu sei nada poderia estar mais longe da verdade”.
Oficialmente, a Mythos seguiu o mesmo posicionamento de sua equipe editorial, em nota divulgada pela responsável pelo marketing, Joana Russo, em um fórum, mas que não foi veiculada nas redes da editora. Abaixo é possível conferir o conteúdo integral do comunicado:
Olá pessoal!
Temos recebido diversas mensagens perguntando se a Mythos Editora está sendo vendida para a Panini.
Considerando o teor inverídico da informação, nossa diretoria pediu para comunicar o seguinte:
1. Não existe nenhuma tratativa de venda da empresa;
2. Desconhecemos quaisquer fontes que possam ter propagado a informação, por isso, reforçamos: sempre que houver dúvidas, consultem nossos canais oficiais;
3. Nós temos o maior prazer em ser parceiros da Panini desde 2002, e essa parceria sempre foi em relação a duas frentes: produção como estúdio e como licenciante de produtos (como Conan). A Panini foi representante dos direitos internacionais da editora italiana até 2023 e têm publicado alguns títulos Bonelli com total apoio da Mythos.
Isso posto, reforçamos nosso compromisso de sempre estar à disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir antes da veiculação de matérias oficiais ou postagens 😊
Um abraço a todos,
Mythos Editora
A Panini Comics também foi contactada para esta matéria e optou por não se declarar sobre o assunto.