A Mythos Editora irá encerrar sua segunda passagem pelos mangás com a interrupção da série “Um Homem e Seu Gato”, após o quinto volume da obra de
momento, estamos focando nosso catálogo no que o público quer e consome”, explicou Higor Lopes.
O fato de a decisão ter acontecido após o quinto volume não é mera coincidência. Higor revelou que a Mythos havia licenciado apenas as cinco primeiras edições do mangá, que ainda é serializada no Japão atualmente com 15 volumes. “A nossa bala de prata foi o volume #5 de Um Homem e Seu Gato, que tem uma história muito bonita. Pensamos ‘é agora que a coleção vai para frente ou não’. Até começou a vender bem, como já acontecia com as pré-vendas do título, porém, não teve vendas suficientes para se manter”, contou.

O porta-voz justificou a interrupção total na publicação de mangás como uma decisão que pode ser benéfica para a editora, a longo prazo. “Ao meu ver, realmente o projeto dos mangás na editora tem que se encerrar para que, no futuro, caso a Mythos venha a voltar a lançar obras japonesas, isso seja feito de uma forma melhor. Por que foi um projeto feito sem pensar no leitor de mangás, que não segue os padrões editoriais que a gente vê de outras editoras como Pipoca & Nanquim, Comix Zone, DarkSide ou mesmo JBC e NewPOP”.
Apesar de mencionar um possível retorno aos mangás no futuro, Higor crê que “esse futuro não será tão cedo”, em suas próprias palavras. “Não adianta a gente lançar algo, investir em uma licença cara, se a gente não tem público“, justifica. “Então, primeiro tem que ser trabalhada uma estrutura, um modelo editorial, uma pesquisa de público, para depois pensar no que vai ser lançado”.
Lançado no Japão desde 2018, “Um Homem e Seu Gato” conta a história de Kanda, um viúvo solitário que adota Fukumaru, um gato considerado feio e rejeitado por todos. Juntos, eles descobrem a força do afeto e da companhia, em uma narrativa sobre amor, solidão e segundas chances. A série começou a ser publicada pela Mythos em julho de 2024, um ano após a retomada da publicação de mangás pela editora, em 2023.