18 setembro 2022

Mundo Mulher

Por Fora do Plástico

De Aminder Dhaliwal
260 páginas
Conrad | 2020
Tradução: Giu Alonso

E se o mundo passasse a ser habitado somente por mulheres? É a partir dessa premissa que Mundo Mulher, quadrinho de Aminder Dhaliwal, se desenvolve. A autora iniciou o projeto como uma webcomic, com tiras que trazem a reconstrução da civilização após um problema genético dizimar a população masculina do planeta. E, assim, Dhaliwal nos entrega boas sacadas sobre as relações femininas em uma vila que se ergue sob a bandeira “Coxas da Beyoncé”.

Por ser composto por tiras, o quadrinho não se aprofunda nos temas abordados e usa o humor para fazer críticas ao machismo da sociedade em que, de fato, vivemos. No mundo criado por Dhaliwal as mulheres nunca viram um homem, ou seja, não fazem ideia de como seria a convivência entre os gêneros. A única que se lembra do período em que eles ainda habitavam a terra é a vovó Ulaana e isso rende boas piadas. É possível que a HQ gere uma identificação bem natural nas leitoras. Afinal, estamos lendo uma história sobre mulheres, contada por uma mulher. E isso é um ponto interessantíssimo da obra.

Mesmo que não traga uma “história” propriamente dita, uma vez que cada tira é como um episódio do cotidiano das habitantes da vila, Mundo Mulher consegue nos colocar para pensar. A arte é cartunesca, bem simples, com poucos cenários. Destaque para as partes coloridas da HQ, que são bem bonitas e dão um charme especial para a edição.

Mundo Mulher é a primeira HQ impressa da nova fase da Conrad Editora. Uma leitura rápida e prazerosa, que não deixa de trazer reflexões importantes.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado