31 agosto 2022

Mouse Guard – Os Pequenos Guardiões: Outono de 1152

Por Fora do Plástico

De David Petersen
200 páginas
Conrad | 2022
Tradução: Tatiana Öri-Kovács e Guilherme Kroll

Uma história de fantasia, em uma espécie de Idade Média centrada em ratos, Mouse Guard – Outono de 1152 é uma leitura agradável, mas que pode parecer simples demais em alguns momentos. Republicada em uma edição de luxo pela Conrad, o quadrinho de David Petersen introduz o leitor a aquele universo fantástico e suas dinâmicas. Aqui conhecemos a Guarda, organização responsável por proteger outros ratos dos muitos predadores que esses pequenos animais podem ter.

Em Outono de 1152, três desses membros da Guarda, Saxon, Kenzie e Lieam recebem a missão de encontrar um mercador que desapareceu. Porém, esse é o ponto de partida para uma história que desencadearia em um grande conflito entre ratos. Acompanhar as aventuras desses guerreiros e saber como o universo criado por Petersen funciona é divertido. Porém, Mouse Guard não vai muito além disso. Não vá esperando uma fantasia que reformula conceitos ou uma história complexa.

A trama não dá profundidade aos personagens, o que prejudica nossa relação com eles, e apresenta resoluções simples demais. Porém, apesar desses pontos, Mouse Guard continua sendo um bom entretenimento. Uma boa opção, inclusive, para o público juvenil.

Pensar em um universo em que os ratos conseguiram erguer cidades, desenvolver ferramentas para combater seus predadores e todo um sistema social organizado é cômico e fofo. Esse tom até delicado da obra é reforçado pelos desenhos de Petersen. Tudo parece fofinho, em miniatura.

Apesar de divertida e promissora, Mouse Guard pode não ser uma história para todos. Uma dica é conferir o tom da série nos capítulos publicados digitalmente também pela Conrad Editora. Apesar de ter uma história simples, o universo construído por Petersen se estende, com mais volumes retratando os rumos da Guarda e seus bravos guerreiros. Tomara que nos próximos volumes seja possível conhecermos mais desses personagens e nos aprofundarmos naquele mundo.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado