3 maio 2023

Morte

Por Fora do Plástico

De Carlos Ruas e Guilherme Bon
144 páginas
Conrad | 2022

A única certeza que temos na vida, é a morte, correto? Não na HQ de Carlos Ruas e Guilherme Bon. Em um trabalho em equipe digno de nota, um grupo de amigos (todos idosos) consegue derrotar a Morte. Assim, as pessoas passam a viver eternamente, sem se preocupar com qualquer fatalidade. A premissa de Morte abre espaço para uma história divertida, mas que soa um pouco perdida à medida que a trama se desenvolve.

Alcino, um dos responsáveis pela situação atípica no planeta, sente que já viveu bastante. Depois que as pessoas pararam de morrer, passaram-se uns bons séculos de aventuras despreocupadas, mas agora é a eternidade que o assombra. Confrontar o leitor com os impactos da ausência da morte, enquanto faz humor, é o ponto alto do quadrinho. Apesar do tom descompromissado, a HQ carrega elementos e situações-chave para que o leitor não feche as páginas sem, antes, inevitavelmente pensar sobre elas. Mesmo que um pouco.

Porém, ao passo que Morte chega próximo de sua conclusão, sentimos que a trama perde fôlego e parece se esvaziar. O tom segue o mesmo do início, mas a história não manteve nossa atenção. Algumas fórmulas são repetidas e a HQ deixa passar uma chance de nos provocar mais.

A arte de Guilherme Bon é caricatural, com quadros que remetem esteticamente às animações e cores que alternam entre vibrantes e sóbrias, de acordo com a necessidade, o que funciona muito bem. Em alguns momentos, os desenhos parecem um pouco estáticos, principalmente quando a composição dos quadros na página é mais tradicional.

Publicado pela Conrad, Morte é o primeiro trabalho em conjunto dos irmãos Bon. Uma leitura que parte de uma temática interessante, mas acaba não indo muito além de um quadrinho divertido, mesmo que se proponha algo mais.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado