Morreu nesta quinta-feira (03), na França, o roteirista de quadrinhos Pierre Christin, aos 86 anos. Christin é conhecido principalmente por ser o criador da série de HQs “Valerian”, ao lado do desenhista Jean-Claude Mézières (falecido em 2022), de quem era amigo de infância. Além de ser um clássico das bande dessinées franco-belgas, o quadrinho é debatido como uma das possíveis influências para a criação de “Star Wars”, de George Lucas.
Pierre Christin estudou Ciências Políticas e Literatura e foi lecionar nos Estados Unidos. Depois, cofundou o Institut universitaire de technologie de jornalismo em Bordéus, onde foi professor durante trinta e cinco anos. Foi graças a René Goscinny, cocriador de “Asterix” e então editor-chefe da revista Pilote, que Christin e Mézières puderam ver sua história publicada, em 1967, na edição de nº420 da revista. No Brasil, entre 2017 e 2019, “Valerian” teve cinco volumes lançados pela SESI, que não concluiu a publicação da série.
Ao longo de uma carreira de 50 anos, Christin publicou dezenas de quadrinhos, não apenas ao lado de Mézières, mas também de outros grandes nomes como Tardi, François Boucq e Enkil Bilal. Escreveu até o fim da vida, apesar de ter perdido a visão devido a uma retinopatia, e no momento trabalhava em um novo álbum, com a desenhista Loo Hui Phang.
Seu falecimento foi revelado ao público pela editora francesa Dargaud, em um comunicado intitulado “O fim de uma história magnífica”. Na nota, a editora ressalta sua contribuição para a história dos quadrinhos e diz que sua morte “representa uma perda inestimável para a nossa profissão, com a qual contribuiu plenamente para o crescimento, da mesma forma que René Goscinny”.