Morre Jim Shooter, ex-editor-chefe da Marvel, aos 73 anos

1 julho 2025


Jim Shooter
, quadrinista e ex-editor-chefe da Marvel, morreu nesta segunda-feira (30), aos 73 anos, em decorrência de um câncer de esôfago. A notícia de seu falecimento foi revelada primeiramente pelo também roteirista Mark Waid, em suas redes sociais.

Sua longeva carreira nos quadrinhos começou em 1966, quando ainda tinha 14 anos, fato que se tornou uma “lenda” do meio. Ele foi contratado pelo editor da DC Mort Weisinger, após enviar uma história em duas partes que havia escrito para a Legião dos Super-Heróis. Weisinger, que não fazia ideia que o roteirista era um garoto, não só comprou a ideia como designou Sheldon Moldoff e Curt Swan para ilustrarem a primeira e a segunda parte, respectivamente, usando os esboços de Shooter como base para as páginas. 

PUBLICIDADE

Nos primeiros anos de sua carreira, o roteirista deixou sua marca principalmente nas páginas das revistas Adventure Comics, Action Comics e Superman. Ele  criou o vilão Parasita, os Cinco Fatais e, em 1967, escreveu a primeira revista com uma corrida entre Superman e Flash, algo que se tornou canônico na DC, posteriormente.

Em meados da década de 1970, Jim Shooter deixou a DC para trabalhar na Marvel, a convite de Marv Wolfman. Um ponto marcante desse período de sua carreira foi a revista “Avengers #161”, em que Shooter abordou questões de saúde mental a partir do plot de Hank Pym, o Homem-Formiga.

Antes mesmo de completar 30 anos, Shooter chegou ao cargo de editor-chefe da Marvel, que ocupou de 1978 a 1987. Na época em que assumiu o posto, a Casa das Ideias atravessava um momento delicado, em meio à transição do mercado de bancas de jornal para o de lojas especializadas em HQs. Ele é creditado por ter imposto novas regras, exigindo mais pontualidade nas entregas, e por um controle rígido sobre as histórias e a produção, o que gerou conflitos com diversos artistas. Ao mesmo tempo, teve um papel fundamental na implantação dos royalties e melhores pagamentos para os criadores.

Jim Shooter e Stan Lee juntos, no período em que Shooter foi editor-chefe da Marvel

Algumas das HQs mais famosos da Marvel foram lançadas enquanto Shooter esteve como editor-chefe, como a fase de Chris Claremont e John Byrne à frente dos X-Men e os celebrados Thor de Walter Simonson e Demolidor de Frank Miller e Klaus Janson. Além disso, ele foi o responsável por conceber o primeiro mega-crossover da Marvel, “Guerras Secretas”. Nesse período, a Marvel chegou a alcançar uma fatia de mercado correspondente a mais de 80% dos quadrinhos estadunidenses.

Em 1987, Shooter foi demitido da Marvel e, após uma tentativa mal sucedida de comprar a Casa das Ideias, fundou a Valiant Comics em 1989, mas deixou a editora alguns anos depois. Ele também abriu as editoras Defiant Comics e a Broadway Comics, porém nenhuma das empresas durou muito tempo. Apesar dos altos e baixos, Shooter sempre se manteve como referência, como consultor e roteirista.

Lembrado tanto por sua contribuição significativa, quanto pelo lado polêmico de sua relação conflituosa com os quadrinistas que editou, Jim Shooter deixou um legado para a indústria de quadrinhos dos EUA, do modo de contar histórias às estruturas de uma editora.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE