No dia em que Ota completaria 70 anos, a editora MMarte revela mais detalhes sobre “Arquivo Ota”, sua publicação em tributo ao cartunista e editor que faleceu em 2021. Mais que uma biografia propriamente dita, “Arquivo Ota” é um mergulho visual no vasto acervo do artista.
Otacílio d’Assunção Barros teve uma carreira brilhante e influente, sendo considerado um dos mais célebres editores de quadrinhos do país. Amplamente conhecido por ter trazido a revista “MAD” ao Brasil, Ota foi também responsável por dar novo fôlego ao terror brasileiro, chegando a publicar cerca de 300 páginas mensais de autores brasileiros. Como cartunista, fez história com seu “Relatório Ota” e, mais recentemente, com a polêmica “Garota Bipolar”. Acumulou passagens por diversas editoras, jornais e revistas, publicou livros e textos sobre HQs.
Com 128 páginas coloridas, “Arquivo Ota” é fruto de um cuidadoso garimpo que coleta originais, esboços, memorabilia, documentos históricos e curiosidades de uma vida dedicada aos quadrinhos. O livro também é descrito pela editora como um artbook desenvolvido pelos premiados designers Bruno Porto e Marcelo Martinez (ao lado do editor Márcio Paixão Jr.), junto à família de Ota, proporcionando aos fãs e colecionadores uma visão íntima de sua trajetória.
A publicação foi anunciada pela MMarte na Rodada de Lives com Editoras de 2024 e tem previsão de lançamento para até o final do ano e será viabilizada através de financiamento coletivo a ser anunciado em breve.