13 dezembro 2022

Mister No: Revolução, Vol.2

Por Fora do Plástico

De Michele Masiero e Alessio Avallone
144 páginas
Panini Comics | 2020
Tradução: Julio Schneider

Mister No Revolução: Califórnia continua com o bom trabalho que Michele Masiero tem feito com um personagem clássico da Bonelli. Após os eventos traumáticos no Vietnã, Jerry Drake (nosso Mister No) está de volta aos Estados Unidos. Agora em San Francisco, o personagem busca retomar a normalidade após a guerra. Masiero é hábil em colocar os acontecimentos que regem a vida de Mister No em um contexto histórico marcante. A arte agora é assinada por Alessio Avallone, que é ótimo nas cenas de ação e na reconstituição de época.

Se o primeiro volume da série era intenso ao mostrar a crueldade da Guerra do Vietnã e o desespero dos soldados que lutavam por uma guerra imposta, na qual jamais acreditaram, essa segunda edição muda o tom. No entanto, o roteiro não deixa de lado as questões sociais que afetavam a vida de qualquer norte-americano nos anos 70, principalmente aqueles às margens da sociedade.

Assim, Mister No Revolução: Califórnia traz para o leitor, em meio a um roteiro com diálogos ágeis, a força do movimento de contracultura; os traumas dos veteranos de guerra; a pauta racial, com presença forte dos Panteras Negras; assim como a luta pela liberdade de expressar a homossexualidade sem represálias. É com essas temáticas que o roteirista prepara o terreno para Mister No voar (literalmente) e deixar os ecos do passado.

A releitura de Mister No por Masiero (que imagina como o personagem seria, se tivesse nascido 25 anos depois) é uma série empolgante, com um ótimo ritmo e um cuidado especial com o contexto que cerca o personagem (incluindo ótimos textos de apoio sobre aquele período). Mal podemos esperar pelo próximo!

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado