A Kadokawa, grande conglomerado de mídia japonês, anunciou a aquisição de 70% da Edizioni BD, editora especializada em quadrinhos e uma das principais de mangás e light novels na Itália. Com a operação, a empresa italiana se torna uma subsidiária da Kadokawa, que busca ampliar sua presença no mercado europeu, especialmente na Itália, um dos maiores mercados de HQ do mundo.
Com sede em Milão, a Edizioni BD é responsável pelo selo J-Pop Manga, que reúne mais de 500 títulos japoneses em seu catálogo. Entre os principais estão séries de sucesso como “Tokyo Revengers”, “Dandadan”, “The Promised Neverland” e “Frieren e a Jornada para o Além”.

Em comunicado à imprensa, o CEO da Kadokawa, Takeshi Natsuno, destacou o crescimento das publicações no continente europeu. “Percebemos que o espaço dedicado ao mangá cresceu significativamente nos últimos dez anos. A Itália, assim como a França, tem um público que considera os mangás e os quadrinhos em geral como uma forma de arte, o que permite a disseminação natural de muitas obras japonesas”, afirmou.
A menção de Natsuno à França, não foi por acaso. Em 2024, a Kadokawa fez uma parceria com a editora franco-belga Dupuis, voltada à ampliação da presença de mangás e outros conteúdos japoneses no mercado francófono.
Cabe ainda lembrar que, no final do ano passado, o conglomerado celebrou um acordo com a Sony que lhe rendeu mais de 300 milhões de euros em troca de 10% de suas ações, fazendo da gigante japonesa a sua segunda maior acionista, atrás apenas da Korea Securities Depository-Samsung.
Fundado em 1954 sob o nome Kadokawa Shoten, o grupo Kadokawa teve início com a publicação de textos literários, tornando-se, décadas depois, uma referência no meio dos mangás e, mais recentemente, das light novels. Com o passar dos anos, consolidou-se como uma multinacional e diversificou suas operações, expandindo-se para diferentes setores da indústria do entretenimento. Entre as iniciativas mais relevantes está a integração da FromSoftware, desenvolvedora responsável por franquias de grande sucesso no mundo dos games, como “Dark Souls” e “Elden Ring”.