7 setembro 2022

Miles Morales: Ondas de Choque

Por Fora do Plástico

De Justin A. Reynolds e Pablo Leon
128 páginas
Panini Comics | 2021
Tradução: Carol Pimentel

Mesmo com público-alvo infanto-juvenil, Miles Morales: Ondas de Choque é um bom passatempo para os adultos, por ser uma leitura despretensiosa, com clima leve e divertido. A HQ, de Justin A. Reynolds e Pablo Leon, acompanha Morales buscando encontrar um equilíbrio entre a vida familiar e a responsabilidade de ser um herói. Ao mesmo tempo em que o Aranha precisa lutar contra o crime, ele precisa ir à aula, dar atenção aos pais e amigos… Ou seja, levar a vida de um garoto normal. Este é um quadrinho que cumpre o que promete e introduz o personagem para novos leitores, principalmente, os mais jovens.

A trama mistura elementos reais neste “mundo ficcional” e, coincidência ou não, nos remeteu às missões do personagem no video game. Quando uma onda de terremotos atinge Porto Rico, país onde vive a família de sua mãe, Miles decide organizar um evento de arrecadação de fundos para ajudar os atingidos. Além disso, o garoto precisa investigar o desaparecimento do pai de sua nova amiga, Kyle. Apesar de ter confrontos com vilões, a HQ é mais focada no amadurecimento do protagonista, ao abordar temas como família, diversidade e amizade.

A história é rápida, mas peca nas transições abruptas e por não desenvolver bem os coadjuvantes. Sem contar que o roteiro, mesmo com boas ideias, é bem previsível e para um leitor de longa data pode parecer “bobo”. De qualquer forma, temos que levar em conta que não somos o público-alvo desta HQ.

O trabalho visual de Pablo Leon é bem competente. Seu traço tem uma pegada de animação e as cores usadas são vibrantes. Uma aparência convidativa para iniciantes.

Miles Morales: Ondas de Choque é uma ótima porta de entrada para jovens leitores no universo do herói. O fã mais experiente, no entanto, não ficará tão impressionado com a história e terá apenas um passatempo divertido.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado