31 agosto 2022

Meu Amigo Morto

Por Fora do Plástico

De Simon Gärdenfors
176 páginas
Todavia | 2022
Tradução: Guilherme da Silva Braga

Meu Amigo Morto é um quadrinho autobiográfico em que Simon Gärdenfors conta tudo o que aconteceu antes e depois do telefonema que revelou a morte prematura de seu melhor amigo de infância. Ao mesmo tempo em que a trama é construída em torno do luto, na qual o autor retrata de forma muito comovente todos os impactos emocionais, a HQ é também sobre começos e recomeços.

Em 1996, Gärdenfors recebe uma ligação que o faz entrar em choque. Seu melhor amigo, Kalle, morre, aos 17 anos, de forma repentina, após contrair uma meningite contagiosa. A HQ é um livro de memórias, que recria momentos dessa amizade e de como o protagonista lidou, ou não lidou, com a partida de seu amigo. Sensível e sombrio, Meu Amigo Morto é pontuado por emoções à flor da pele. Temos aqui um típico exemplo de obra que usa de uma história particular para falar sobre um tema universal.

Da dor “pós-telefonema” a momentos hilários juntos na juventude, Simon aborda, através de sua narrativa episódica, temas fortes como a depressão e a vulnerabilidade. No entanto, ele não deixa de trazer uma pitada de humor, ao momentos divertidos da sua adolescência.

O estilo gráfico do quadrinho é incrível. Apesar do tom triste da história, o visual da HQ é uma explosão, de cores e expressões. Os personagens têm uma estética fofa, com ícones que remetem a embalagens. É tudo bem criativo.Publicado pela Todavia, Meu Amigo Morto é sobre a morte, mas também é sobre a vida. Sobre a amizade, mas também sobre a amizade perdida. Um livro que te faz pensar como você anda encarando a vida.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado