McDonald’s cancela campanha de “One Piece” no Japão após confusão envolvendo “Pokémon”

21 agosto 2025
Embalagens abandonados do lado de fora de unidade do McDonald’s | Foto: @4649hiroshima no X

Os fãs japoneses de “One Piece” receberam uma má notícia nos últimos dias. Isso porque o McDonald’s anunciou o cancelamento de uma campanha envolvendo a famosa série de Eiichiro Oda que estava programada para o próximo dia 29, no Japão.

A rede norte-americana de fast food iria oferecer, em sua próxima ação do combo Happy Set – nome japonês para o McLanche Feliz –, cards promocionais ilustrados com os personagens do principal quadrinho da revista Shonen Jump. Entretanto, a campanha foi cancelada em virtude da polêmica gerada por uma campanha semelhante envolvendo “Pokémon”, no início de agosto.

PUBLICIDADE

Assim como planejava com “One Piece”, o McDonald’s já havia distribuído cards colecionáveis de “Pokémon” junto ao Happy Set. A iniciativa, porém, saiu do controle quando longas filas se formaram em unidades da rede por todo o país, com clientes comprando grandes quantidades do combo apenas para garantir os brindes e revendê-los a preços exorbitantes.

A atitude desses clientes gerou revolta entre o público, não apenas por impedir que outras pessoas adquirissem seus próprios brindes, mas também pelo grande desperdício registrado por diversos consumidores nas redes sociais. Postagens mostraram inúmeros lanches abandonados do lado de fora das unidades da franquia, muitos deles sequer abertos para consumo.

Foto: JEX

A indignação do público também se voltou contra o McDonald’s, que não se precaveu para consequências já recorrentes em campanhas envolvendo itens exclusivos com alto potencial de revenda. Em promoções desse tipo, é comum estabelecer um limite de compras por pessoa, medida que só foi adotada pelo fast food no final da campanha, depois que o caos já havia se instalado.

O McDonald’s chegou a emitir uma nota oficial se desculpando pelos problemas na campanha de “Pokémon” e afirmou que aplicará novas regras de controle para evitar revendas e desperdícios em ações promocionais futuras. Ainda assim, a empresa norte-americana optou por cancelar a campanha de “One Piece”.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE