De Juscelino Neco
160 páginas
Veneta | 2020
Matadouro de Unicórnios, de Juscelino Neco, é um terror trash, que foge do convencional pelo tom de humor absurdo do autor. Com uma narrativa que, logo no primeiro ato, já nos entrega o fim da história, ou melhor, nos direciona para o possível desfecho, Juscelino é habilidoso em trabalhar o desenvolvimento do roteiro para chegar até ali. Dessa forma, Matadouro de Unicórnios é uma HQ em que não faltam momentos de brutalidade e humor.
Na trama acompanhamos Gonçalo, um escritor frustrado. Certo dia, ele consegue um “bico” como escritor fantasma da biografia de um famoso serial killer, Lorival, o “Maníaco do Shopping”. Porém, Gonçalo, não fazia ideia de que o contato com esse assassino serviria de gatilho para se transformar em um psicopata e a, partir disso, lidar com a vida de uma maneira bem diferente.
As ilustrações de Juscelino são competentes. Aqui não temos nada rebuscado, mas a arte funciona bem na obra, valorizando bastante os momentos de violência e das bizarrices.
Matadouro de Unicórnios, além de uma excelente HQ, tensa e intrigante do começo ao fim, nos faz pensar em como a vida não tem a obrigação de nos agradar. Vale lembrar que esta edição é o relançamento feito pela editora Veneta, que deu ao gibi uma nova capa.