O autor de “Angola Janga”, “Cumbe” e “Mukanda Tiodora”, Marcelo D’Salete, será homenageado na 37ª edição do Troféu HQMix. É justamente Tiodora, protagonista de seu quadrinho publicado em 2022, que dará forma à estatueta da premiação este ano. O quadrinista reconhecido internacionalmente por obras que resgatam e dão visibilidade às experiências da população negra na história e na atualidade também receberá o título de Grande Mestre dos Quadrinhos.
Anualmente, o Troféu HQMix altera o design de sua estatueta como forma de celebrar diferentes artistas e personagens do quadrinho brasileiro. Tiodora se une a uma lista formada por ícones como Rê Bordosa, Menino Maluquinho, Piratas do Tietê, Mônica, Graúna, Níquel Náusea, Pererê, Sig e Amigo da Onça. O troféu deste ano, concebido a partir do desenho de Marcelo D’Salete, ganhou forma em 3D pelas mãos do artista Bruno Neves Braga, sócio-fundador do Instituto Impressão 3D de Pernambuco.

D’Salete foi múltiplas vezes indicado e premiado no HQMix. Em 2012 foi indicado na categoria Edição Especial Nacional por “Encruzilhada”, e em 2015 nas categorias Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional por “Cumbe”. Em 2018, o quadrinista ganhou o troféu na categoria Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Destaque Internacional, e “Angola Janga” foi premiada na categoria Edição Especial Nacional. Já em 2022, por “Mukanda Tiodora”, venceu nas categorias Desenhista Nacional e Arte-finalista nacional.
Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, o Prêmio HQMix é o mais tradicional prêmio dedicado aos quadrinhos no Brasil. No início de setembro, a premiação divulgou a lista de indicados às 28 categorias da 37ª edição. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 10 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez – Sesc 14 Bis. O espaço é localizado na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo.