Mangás se destacam nas listas de mais vendidos do Brasil

30 setembro 2025

Nos últimos meses, os quadrinhos têm marcado presença constante nas listas de livros mais vendidos do Brasil, divulgadas semanalmente pelo PublishNews, portal especializado no mercado editorial. Na pesquisa mais recente, referente ao período de 15 a 21 de setembro, três mangás apareceram entre os 20 títulos de ficção mais vendidos, um movimento que vem se repetindo desde que o PublishNews ampliou seu banco de dados.

Em 9º lugar está o segundo volume do mangá “O cara que estou a fim não é um cara?!”, girl’s love de Sumiko Arai publicado pela NewPOP desde junho do ano passado. A obra, que foi o grande best-seller da editora durante a Bienal do Rio, se destacou por ocupar duas posições no ranking da semana, com o volume inicial em 12º lugar.

De acordo com um levantamento do Blog BBM feito a partir das listas do PublishNews, o mangá de Sumiko Arai vendeu mais de 10 mil cópias desde o início de agosto.

Capas das edições brasileiras de “O cara que estou a fim não é um cara?!”

O segundo quadrinho mais bem colocado do ranking é outro título da NewPOP. Trata-se da segunda edição de “Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) – Odisseia do Tempo”, de Jérôme Alquié e Arnaud Dollen, que ficou em 14º lugar, com aproximadamente mil cópias vendidas.

Neste segundo volume, a HQ francesa se debruça sobre Shun de Andrômeda, dando continuidade à proposta de dedicar um livro a cada um dos cinco Cavaleiros de Bronze do universo criado por Masami Kurumada. Cabe ressaltar que, segundo uma revelação recente, a coleção em andamento na França e no Japão, atualmente com três edições e inicialmente prevista para se encerrar em cinco volumes, terá um sexto livro que trará como protagonista a personagem Saori.

Capa da edição brasileira de “Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) – Odisseia do Tempo” #2

O último quadrinho da lista é o primeiro volume de “Blue Lock”, mangá de futebol escrito e ilustrado por Muneyuki Kaneshiro, que é publicado no Brasil pela Panini, e aparece na 16ª posição entre os livros de ficção.

Vale destacar que “Blue Lock” e “O cara que estou a fim não é um cara?!” já haviam aparecido em edições anteriores do ranking, enquanto “Odisseia do Tempo” fez sua estreia nesta semana.

Capa da edição brasileira de “Blue Lock” #1

A presença de quadrinhos, antes menos frequente nas listas, está ligada a uma mudança recente no recorte da pesquisa. Desde o fim de agosto, o PublishNews passou a utilizar dados do BookScan, sistema da NielsenIQ BookData. Com isso, as vendas da Amazon, antes não consideradas, passaram a ser computadas.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE