
O American Manga Awards revelou, na quinta-feira (21), os vencedores de sua segunda edição em cerimônia realizada no Anime NYC, a maior convenção de anime da Costa Leste dos Estados Unidos.
Entre os premiados estão quatro obras já publicadas no Brasil: “Ashita no Joe: Em busca do amanhã”, da NewPOP, que venceu em duas categorias; “O Cara Que Estou a Fim Não É Um Cara?!”, também da NewPOP; “Diários de uma Apotecária” e “Planetes”, ambos lançados pela Panini, todos estes últimos vencedores de uma categoria cada.
O prêmio é decidido por centenas de profissionais que atuam em funções editoriais na publicação norte-americana de mangás. Além das categorias regulares, o prêmio possui o Hall of Fame, que neste ano foi concedido à Studio Proteus, empresa que introduziu clássicos do mangá como “Outlanders” e “Nausicaä do Vale do Vento” nos Estados Unidos.
O estúdio não atuava como uma editora tradicional, mas sim fazia a ponte entre os mangás originais japoneses e as editoras americanas, com serviços como negociação de direitos, tradução e letreiramento. A premiação ainda destacou a figura do fundador do Studio Proteus, Toren Smith, um pioneiro que ajudou a difundir o termo “mangá” no Ocidente, quando o formato ainda era novidade e pouco aceito pelas editoras.
Confira abaixo a lista completa de vencedores.

MELHOR NOVO MANGÁ
– “Hikaru in the Light”, de Mai Matsuda (Scholastic Graphix/Azuki) – INÉDITO NO BRASIL
– “Dragon and Chameleon Volume”, de Ryo Ishiyama (Square/Enix Manga & Books) – INÉDITO NO BRASIL
– “O Cara que Estou a Fim Não é um Cara?!”, de Sumiko Arai (Yen Press) – PUBLICADO NO BRASIL PELA NEWPOP
– “Spacewalking With You”, de Inuhiko Doronoda (Kodansha USA) – INÉDITO NO BRASIL
– “A Witch’s Life in Mongol” (Tenmaku no Jādūgaru), de Tomato Soup (Yen Press) – INÉDITO NO BRASIL

MELHOR SÉRIE CONTÍNUA
– “O Verão em que Hikaru Morreu”, de Mokumokuren (Yen Press) – PUBLICADO NO BRASIL PELA PANINI COMICS
– “Innocent” (versão Omnibus), de Shin’ichi Sakamoto (Dark Horse) – PUBLICADO NO BRASIL PELA PANINI COMICS
– “Search and Destroy”, de Atsushi Kaneko (Fantagraphics / MSX) – INÉDITO NO BRASIL
– “Diários de Uma Apotecária”, de Natsu Hyuuga, Nekokurage e Itsuki Nanao (Square Enix Manga & Books) – PUBLICADO NO BRASIL PELA PANINI COMICS
– “Hirayasumi”, de Keigo Shinzo (VIZ Media) – PUBLICADO NO BRASIL PELA PANINI COMICS
MELHOR MANGÁ ONE-SHOT
– “H.P. Lovecraft’s: A Cor Que Caiu do Espaço”, de Gou Tanabe (Dark Horse) – PUBLICADO NO BRASIL PELA EDITORA JBC
– “Dano Cerebral”, de Shintaro Kago (Fantagraphics) – EM BREVE NO BRASIL PELA COMIX ZONE
– “A Smart and Courageous Child” (Kashikokute Yukiaru Kodomo), de Miki Yamamoto (TokyoPop) – INÉDITO NO BRASIL
– “Tamaki and Amane”, de Fumi Yoshinaga (Yen Press) – INÉDITO NO BRASIL
– “Stardust Family” (Hoshikuzu Kazoku), de Aki Poroyama (Yen Press) – INÉDITO NO BRASIL

MELHOR NOVA EDIÇÃO DE MANGÁ CLÁSSICO
– “They Were 11!”, de Moto Hagio (Denpa Books) – ANUNCIADO PELA EDITORA JBC
– “Short Game”, de Mitsuru Adachi (Denpa Books) – INÉDITO NO BRASIL
– “Mansect” (Youchuu), de Shinichi Koga (Living the Line/Smudge) – INÉDITO NO BRASIL
– “The Legend of Kamuy”, de Sanpei Shirato (Drawn & Quarterly) – INÉDITO NO BRASIL
– “Ashita no Joe: Em busca do amanhã”, de Asao Takamori e Tetsuya Chiba (Kodansha USA) – PUBLICADO NO BRASIL PELA NEWPOP
MELHOR LETREIRAMENTO
– “Ashita no Joe: Em busca do amanhã”, de Asao Takamori e Tetsuya Chiba; letreiramento de Evan Hayden (Kodansha USA) – PUBLICADO NO BRASIL PELA NEWPOP
– “Cat Man”, de Parari; letreiramento de Rebecca Sze (Seven Seas Entertainment) – INÉDITO NO BRASIL
– “Love Laid Bare”, de Ouchi Kaeru; letreiramento de Robert Harkins (FAKKU) – INÉDITO NO BRASIL
– “My Tiny Senpai”, de Saisou; letreiramento de Joven Voon (J-Novel Club) – INÉDITO NO BRASIL
– “Search and Destroy”, de Atsushi Kaneko; letreiramento de Phil Christie (Fantagraphics/MSX) – INÉDITO NO BRASIL
MELHOR TRADUÇÃO
– “Otaku Love Connection”, de Chu Amairo; traduzido por minami (Square Enix Manga & Books) – INÉDITO NO BRASIL
– “Face Meat”, de Bonten Taro; traduzido por Ryan Holmberg (Living the Line/Smudge) – INÉDITO NO BRASIL
– “Search and Destroy”, de Atsushi Kaneko; traduzido por Phil Christie (Fantagraphics/MSX) – INÉDITO NO BRASIL
– “Ultra Heaven”, de Keiichi Koike; traduzido por Ajani Oloye (Last Gasp) – INÉDITO NO BRASIL
– “The Tale of Jiraiya the Gallant”, de Mizugaki Egao; traduzido por Andreas Kronborg Danielsen (Blue Feathered Quill Publishing) – INÉDITO NO BRASIL

MELHOR DESIGN DE PUBLICAÇÃO
– “The Legend of Kamuy”, de Sanpei Shirato; design por Lucia Gargiulo e Tom Devlin (Drawn & Quarterly) – INÉDITO NO BRASIL
– “Planetes” Deluxe Edition, de Makoto Yukimura; design por Riley VanDyke and Carl Gustav Horn (Dark Horse) – PUBLICADO NO BRASIL PELA PANINI COMICS em edição regular
– “Seaside Beta”, de ohuton; design por emuh ruh (Glacier Bay Books) – INÉDITO NO BRASIL
– “Veil”, de Kotteri; design por Kohei Nawada Design Office com letreiramento de Kevin Druelle e Oshino Studio (Udon Entertainment/MSXJoJo’s) – INÉDITO NO BRASIL
– “Jojo’s Bizarre Adventure: Steel Ball Run (Parte 7)”, de Hirohiko Araki; design por Adam Grano (VIZ Media) – PUBLICADO NO BRASIL PELA PANINI COMICS