O mangaká Tetsuya Chiba, de “Ashita no Joe — Em Busca do Amanhã”, recebeu a honraria japonesa Ordem da Cultura. Ele é o primeiro autor de mangás a ser homenageado com essa distinção desde a criação da honraria, em 1937.
Aos 85 anos, Chiba é amplamente reconhecido por seu mangá de boxe “Ashita no Joe”, publicado originalmente entre 1968 e 1973, uma parceria com o roteirista Asao Takamori. A obra se tornou um verdadeiro fenômeno na cultura pop japonesa, servindo como um símbolo da classe trabalhadora. Duas adaptações em anime e dois filmes foram produzidos ao longo das décadas, solidificando seu legado na indústria.
Numa declaração aberta publicada em seu blog pessoal, o mangaká expressou seu agradecimento. “Sinto que é uma grande responsabilidade receber uma medalha tão importante como essa representando o universo dos mangás, mas gostaria humildemente de aceitá-la na intenção de servir como um marco, para que o mangá se torne definitivamente uma das asas da cultura mundial, alçando voos cada vez mais altos”, disse ele.
O artista também agradeceu aos demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva dos mangás, como editoras e editores, livrarias e os leitores. “No momento em que um mangá é publicado, ele passa a pertencer também aos leitores. Eu sinceramente espero que o mangá continue a ser amado por todos, como a forma de CULTURA mais próxima e familiar ao leitor”, concluiu.
A Ordem da Cultura é concedida em reconhecimento às contribuições ao desenvolvimento da cultura japonesa. Tetsuya Chiba e outros seis homenageados serão agraciados pessoalmente pelo Imperador do Japão, no dia 3 de novembro, feriado nacional no país, o Dia da Cultura.
O mangá “Ashita no Joe — Em Busca do Amanhã” é publicado no Brasil pela NewPOP. Até o momento, três volumes já foram publicados.
Joe Yabuki, um rapaz pobre e sem um lar, certo dia, se mete em uma briga e acaba sendo reconhecido pelo seu potencial para o boxe, ganhando assim uma oportunidade de aprender o esporte. Mas a vida de Joe não é fácil e, em meio a reviravoltas, ele acaba indo parar na prisão por seus crimes. Só que o que começa como um tremendo infortúnio logo se transforma em um momento decisivo de sua vida e um recomeço. Joe encontra um rival e, com isso, sua força de vontade para dar duro no esporte. Agora, seu objetivo é um só: vencer Toru Rikiishi, seu rival!