O mangá “Star Wars: A New Hope” está prestes a ganhar uma nova edição pela Dark Horse, nos EUA. Lançada pela primeira vez na década de 1990, a obra de Hisao Tamaki acaba de receber uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter. O objetivo é a publicação de uma nova edição especial, focada na arte.
Intitulado “The Art of Star Wars: A New Hope — The Manga”, o material se debruça sobre os manuscritos de Hisao Tamaki e será lançado em 2026 em duas versões. A chamada “Collector’s Edition” trará o conteúdo bruto do mangá em dois volumes com acabamento especial, capa dura e formato 25 x 30 cm. Um detalhe é que a tradução em inglês é apresentada nas margens da edição, para preservar a arte.
A “Masterpiece Edition” será publicada no mesmo formato das pranchas originais japonesas, com cerca de 38 x 27 cm. Assim como a “Collector’s Edition”, ela reúne os dois volumes principais, mas se diferencia por incluir um terceiro volume extra, dedicado a conteúdo complementar e materiais especiais.
Após a distribuição para os apoiadores da campanha, a “Collector’s Edition” será distribuída em livrarias e lojas especializadas, enquanto a “Masterpiece Edition” só estará disponível via Kickstarter. Quem optar por utilizar a plataforma também receberá brindes que não serão enviados para o varejo, o que inclui capas exclusivas.
Vencedor do Eisner de Melhor Edição Norte-Americana de Material Internacional, “Star Wars: A New Hope” foi publicado no mercado norte-americano pela própria Dark Horse, em 1998. O mangá chegou a ser lançado no Brasil em 2002, pela Editora JBC, e em 2016 ganhou nova publicação pela Abril. No Japão, a série foi publicada em 1997 para celebrar os 20 anos da franquia de George Lucas.
Na trama, a princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la para que então sejam restauradas a liberdade e a justiça na galáxia.