A pré-venda de “Okinawa“, mangá de Susumu Higa que será lançado no Brasil pela Conrad, está prestes a começar. Prevista para o final de maio, a obra seguirá o formato da edição norte-americana da Fantagraphics, mas contará com uma capa diferente daquela publicada nos Estados Unidos. Além disso, terá um texto exclusivo sobre a imigração japonesa, preparado especialmente para a edição brasileira. Inspirada nas versões originais japonesas, a capa da Conrad foi divulgada nesta terça-feira (29).
“Okinawa” é uma coleção de histórias curtas que leva o leitor da Batalha de Okinawa, em 1945, até seus efeitos nos dias de hoje. Desde o final da década de 1980, o mangaká Susumu Higa conta histórias sobre a cultura e a região de Okinawa, a ilha mais ao sul do arquipélago japonês. Em 2023, a editora norte-americana Fantagraphics compilou todo este material, que foi lançado originalmente nas edições “Sword of Sand”, de 1995, e “Mabui”, de 2010, em um único volume: “Okinawa”.
Atualmente, o arquipélago é a prefeitura mais pobre do Japão e anfitrião relutante de 75% de todas as bases militares dos EUA no Japão. Apesar de todo este histórico, em “Okinawa”, as histórias não tomam um lado. Não há heróis ou vilões. Personagens de todos os lados podem ser igualmente humanos ou desumanos. A HQ aborda os sonhos e as necessidades de um povo à medida que avança para um futuro incerto. A edição da Fantagraphics figurou na lista de melhores lançamentos do The Guardian e Washington Post em 2023, além de ter sido indicada ao Harvey Award 2024, na categoria “Melhor Mangá”.
A edição brasileira de “Okinawa” conta com 544 páginas, formato 13,5 x 20,5 cm e tradução de Edward Kondo