De Thiago Ossostortos
112 páginas
Estética Torta | 2021
Mamonas Assassinas: A Graphic Novel Oficial poderia ser uma biografia do fenômeno que foram os Mamonas Assassinas. Porém, a proposta da HQ de Thiago Ossostortos, publicada pela editora Estética Torta, é outra: conectar de uma maneira divertida e criativa as letras do único álbum da banda, formando uma história em quadrinhos.
Lendários por seu sucesso estrondoso e fim trágico, o Mamonas Assassinas se firmou no imaginário de gerações. E é justamente para celebrar a memória da banda, a partir do tom amalucado de suas canções, que esta graphic novel foi pensada. A brasília amarela, o jumento Celestino, o português de Vira-vira e a “Arlinda Mulher” estão todos conectados em um roteiro que busca, acima de tudo, ser divertido, como as próprias músicas dos Mamonas. Apesar de tentar propor um nexo, um fio condutor, o quadrinho tem momentos completamente nonsense, que não irão agradar a todos os leitores, mas provavelmente foram necessários para seguir a proposta de adaptar graficamente as letras da banda.
É importante ressaltar que o humor adotado pelos Mamonas, e que era muito comum nos anos 90, não possui mais lugar no mundo de hoje. Apesar de manter, em parte, o tom das letras, Ossostortos e o time de editores buscaram trazer isso de forma mais cuidadosa, incluindo também um texto de abertura que busca contextualizar o período e explicar as escolhas editoriais.
A arte é caricata e propositalmente exagerada, além de usar muitas cores, em um estilo que remete ao pontilhismo. São feitas várias referências aos anos 90, em específico a fatos de 1994, como campanhas publicitárias na TV, notícias e detalhes do cenário.
Mamonas Assassinas: A Graphic Novel Oficial pode não ser uma história para todos. E é necessário que antes de iniciá-la o leitor esteja ciente daquilo que é a proposta da obra, ao tempo à qual ela se refere. Para os fãs ou mesmo quem sente um certo saudosismo ao ouvir a banda, essa pode ser uma divertida (e bela) homenagem.