A editora nVersos, em sua participação na Rodada de Lives do Fora do Plástico, anunciou a publicação de “Limbo”, de Deb J. J. Lee. Nascide em Seoul, na Coreia do Sul, e radicade nos Estados Unidos, Lee era inédite no Brasil. O lançamento ainda não possui data definida e a tradução é de Érico Assis.
“Limbo” é uma HQ memorialista que se debruça sobre a diáspora coreana na América e traça, paralelamente, reflexões sobre saúde mental. A graphic novel de quase 400 páginas foi publicada originalmente nos EUA pela First Second Books, em 2023, mesmo ano em que rendeu a Lee o Prêmio Ignatz na categoria “Novo Talento Promissor”. O quadrinho recebeu ainda indicações ao Eisner, na categoria “Melhor Quadrinho de Memórias” (Best Graphic Memoir), e ao Harvey Awards, na categoria “Melhor História em Quadrinhos Infantojuvenil”.
Em entrevista à revista Forbes, Deb J. J. Lee revelou que “Limbo” é o resultado de uma meditação de cinco anos e foi o primeiro trabalho em que teve total controle sobre o processo criativo. Além de objeto artístico, o livro de memórias ajudou autore a superar traumas e a encerrar alguns laços.
Deborah (Jung-Jin) Lee sabe que é diferente. Desde que sua família emigrou da Coreia do Sul para os Estados Unidos, ela sente sua condição de “Outra”. No início, seu inglês não é perfeito e nenhum de seus professores consegue pronunciar seu nome coreano. Seu rosto e seus olhos — especialmente seus olhos — chamam atenção. À medida que a pressão do ensino médio aumenta, amizades mudam e chegam ao fim, e tudo se torna mais difícil. Nem mesmo sua casa é um refúgio seguro, pois as brigas com sua mãe se intensificam.
Deb se vê presa em um limbo, sem ter para onde ir, e sua saúde mental desmorona. Mas Deb é resiliente. Ela descobre a arte e o autocuidado e, pouco a pouco, começa a se recuperar. E, durante uma viagem de volta à Coreia do Sul, ela faz uma descoberta que transforma sua visão sobre sua família, sua herança cultural e sobre si mesma.