8 setembro 2022

King

Por Fora do Plástico

De Ho Che Anderson
256 páginas
Veneta | 2021
Tradução: Dandara Palankof

Em King, Ho Che Anderson traz a biografia de Martin Luther King Jr, um dos mais importantes personagens históricos de todos os tempos. Com recortes de momentos de sua vida para além do líder icônico que foi, o quadrinho apresenta o protagonista como um figura idealista, mas extremamente humana. Aqui, temos um roteiro afiado que explora a complexidade, as fraquezas e os conflitos internos de um MLK multidimensional.

Passando pelas viagens da liberdade, os protestos pacíficos, as conversas de King com o presidente John F. Kennedy e os avanços pelos direitos civis, a HQ não se contenta em oferecer apenas estes fatos históricos. O autor é brilhante na composição do roteiro e nos coloca pra dentro do cotidiano do protagonista. King é uma obra densa, com uma narrativa visual poderosa, diálogos fortes, um olhar crítico sobre a trajetória de MLK, um homem tão humano quanto nós.

A arte de Ho Che Anderson é o grande ponto de discussão da HQ. O estilo expressivo e único do autor não é fácil, mas depois que você “compra” a proposta, a arte garante um tom ainda mais grandioso para o quadrinho. É tão único e audacioso, que foge do óbvio.

Resultado de um trabalho de quase 20 anos, e agora publicado no Brasil pela Veneta (que lançou, em conjunto, o apêndice Black Dogs, cheio de extras sobre o processo da HQ, além de um prelúdio), King é uma experiência que extrapola o universo dos quadrinhos. É uma daquelas obras de um conteúdo cultural imenso. É um dever de todos nós, conhecer a história desta lenda, suas ideias e suas inseguranças. Um ser humano complexo, que desafiou a sociedade da época e lutou pela liberdade dos seus, num país racista e desigual.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado