De Derf Backderf
288 páginas
Veneta | 2021
Tradução: Érico Assis
Chocante e comovente, Kent State: Quatro Mortos em Ohio é uma leitura ainda mais triste quando você percebe que, mesmo 50 anos depois, não estamos muito longe deste passado. Derf Backderf reproduz, após extensa pesquisa, a linha do tempo dos acontecimentos em torno do dia 4 de Maio de 1970, quando quatro universitários foram mortos pela Guarda Nacional. A tragédia aconteceu enquanto os estudantes protestavam contra a Guerra do Vietnã e contra a presença da própria guarda no campus da universidade. Em época de opressão e teorias da conspiração que levaram a mortes que poderiam ter sido evitadas, Kent State nos mostra que a humanidade não aprendeu muito desde então.
Na HQ, Backderf segue a vida desses estudantes, dias antes, até o evento trágico. Vamos acompanhando a tensão aumentar e entendendo as várias engrenagens que deram origem ao evento. Com uma montagem bem feita, o autor nos imerge nesta época, dando vida à história e aos personagens. Além disso, ele captura bem a complexidade do contexto, revelando detalhes sobre os diferentes atores envolvidos na situação. Apesar de ser mais focado nos estudantes e nos movimentos estudantis, temos pontos de vistas dos moradores da cidade, das autoridades e dos militares.
Derf Backderf alterna entre narração e passagens que mostram o contexto histórico da época. Tudo com muita naturalidade e fluidez. Seu tom documental traz informações necessárias para entender o que está acontecendo e esse processo de apuração é detalhado ao final do livro, em notas, que mostram a pesquisa meticulosa do autor.
Visualmente, o quadrinho segue a mesma pegada vista nas outras obras de Backderf (“Eu, Lixeiro” e “Meu Amigo, Dahmer”). Seu traço cartunesco e muito expressivo continua aqui.
Publicado pela editora Veneta, Kent State: Quatro Mortos em Ohio é uma leitura incômoda e angustiante, na maior parte do tempo. Além de ser um quadrinho excelente por si só, já mereceria a sua atenção só por ter uma temática com vários paralelos com os dias atuais.