Após quase 30 anos, “Ken Parker” voltará à Sergio Bonelli Editore. A obra de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo passou por muitas editoras italianas e, em abril, retorna para sua casa original com a publicação em ordem cronológica da série de quadrinhos.
Para comemorar, a Bonelli vai lançar duas variantes especiais da primeira edição. A edição limitada “Ken Parker 1”, traz capa dourada. Já edição numerada à mão, encontrada apenas na Loja Bonelli, traz uma capa diferente em aquarela feita por Milazzo, e tem tiragem limitada de 999 exemplares. Ela vai ser vendida em um envelope transparente, fechado com um lacre adesivo da marca “Ken Parker”.
Assim como na Itália, no Brasil a série de HQs tem um histórico de publicações com variadas editoras e publicações que remontam à década de 1970. Atualmente, “Ken Parker” é lançado pela Mythos, desde 2021, com 27 volumes, até o momento.
Quatro décadas e múltiplas editoras italianas
“Ken Parker” começou a ser publicada originalmente na Itália, em 1977, pela editora Cepim (hoje, a Sergio Bonelli Editore). Foram 59 revistas lançadas até 1984, além de algumas aventuras em edições especiais. Depois, “Ken Parker” migrou para revistas como a Orient Express e a Comic Art. Houve ainda as republicações na Parker Editore, fundada pelos próprios criadores, Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo, que também lançaram histórias inéditas.
Em 1994, Ken Parker fez seu primeiro retorno à Bonelli. Dessa vez, foram feitos quatro especiais inéditos que, por muito tempo, foram as últimas aventuras do personagem. Nos anos 2000, a Panini publicou a “Ken Parker Collection” e a última editora que lançou HQs do personagem, antes desse retorno à Bonelli, foi a Mondadori, com uma nova reimpressão que trazia alterações nos textos e desenhos, além da publicação da história inédita “Fin dove arriva il mattino” (“Até onde vai o amanhecer”), que trouxe o encerramento da saga “Long Rifle”.