A Devir anunciou para abril o lançamento do primeiro volume de “Sala de Aula à Deriva”, mangá de Kazuo Umezz, um dos maiores nomes do horror japonês. O mangaká, cuja obra influenciou renomados autores do gênero, como Junji Ito, Suehiro Maruo e Shintaro Kago, finalmente estreia no mercado brasileiro. A HQ já está em pré-venda.
Mestre indiscutível e figura fundamental na história do mangá, Umezz, que faleceu aos 88 anos em outubro de 2024, teve sua obra redescoberta tardiamente pelos leitores ocidentais. Foi apenas no início dos anos 2000 que seu trabalho ganhou destaque, começando por países como França, Estados Unidos, Espanha e Itália, com o lançamento de “Sala de Aula à Deriva”, considerado por muitos seu maior clássico.
Inspirado no romance “O Senhor das Moscas”, de William Golding, o mangá conta a história de uma escola primária que desaparece após um grande terremoto, deixando apenas uma enorme cratera em seu lugar. Em outra realidade paralela, a escola se encontra sozinha, cercada por areia em um lugar hostil cheio de vestígios do mundo antes conhecido. Agora, os alunos e seus professores terão que sobreviver a adversidades como a fome, a loucura e o medo além de enfrentar as criaturas estranhas que ali habitam.
Anunciada em uma live com o UniversoHQ em 2023, “Sala de Aula à Deriva” foi originalmente serializada no Japão entre 1972 e 1974 na revista Shonen Sunday, da Shogakukan, e rendeu 11 volumes, que serão lançados pela Devir em 6 livros. A edição brasileira, com 400 páginas e formato 15x21cm, conta com tradução de Arnaldo Oka.