Kael Vitorelo relata o processo burocrático para conseguir remover cirurgicamente seus seios, em “Filosofia do Mamilo”, nova HQ da Veneta. Também responsável por “Kit Gay”, Vitorelo mistura quadrinhos, ensaio e autobiografia para escancarar o despreparo e a violência do sistema judicial brasileiro com aqueles que não se enquadram no padrão normativo.
O processo judicial de liberação do procedimento, conhecido como mastectomia masculinizadora (ou eletiva), fez com que a quadrinista precisasse providenciar diversos laudos garantindo sua transgeneridade. Toda essa situação serviu como ponto de partida para as reflexões de “Filosofia do Mamilo”, que além de retratar as próprias experiências do quadrinista como pessoa transexual não binária, discute a semiótica de gênero e o corpo como um território de disputas constantes.
Já em pré-venda, com lançamento para outubro, “Filosofia do Mamilo” foi contemplado pelo ProAc, de São Paulo. Kael Vitorelo é um dos convidados da CCXP24 e estará no evento para lançar a HQ.