20 novembro 2023

Juan Buscamares

Por Fora do Plástico

De Félix Vega
224 páginas
Conrad | 2023
Tradução: Claudio Martini

Com certeza, Juan Buscamares é uma experiência muito mais complexa do que você pode imaginar no início da leitura. Félix Vega rompe nossas expectativas, reformulando a proposta da história à medida em que ela é contada, mas sem nunca perder de vista seu objetivo enquanto entretenimento.

Dividida em quatro capítulos (Água, Ar, Terra e Fogo), que anteriormente foram lançados separadamente, a história segue Juan, um homem sem memória, em sua jornada de sobrevivência por um mundo pós-apocalíptico, em que os mares secaram. O herói errante, que vagueia sem qualquer motivação, é revelado como um salvador, uma figura messiânica, “aquele que trará a água perdida”. Na companhia de Aleluya, mulher que ele encontra pelo caminho e logo cria uma conexão, ele não só buscará sobreviver, mas também se encontrar nesse universo.

A construção da primeira parte faz o leitor ter o sentimento de já ter respirado ares parecidos. Fanáticos religiosos, facções, a crise da civilização, anti-herói salvador… são elementos que realmente levam a crer que o desenvolvimento da aventura seguirá uma abordagem convencional. Mas não se precipite. À medida que Juan Buscamares avança, Félix Vega consegue inserir um discurso rico de mitologia inca e símbolos que vão ampliando o mistério e, no final, fazem muito sentido para a interpretação da obra. O autor brilha ao transformar um roteiro popular em uma história imprevisível, que vai surpreendendo o leitor a cada capítulo, sem deixar que ele perca o interesse.

O desenho de Félix Vega é elegante e tem forte influência de Moebius, com páginas que remetem imediatamente a algumas das histórias encontradas em revistas como a Métal Hurlant. A ambientação árida é reforçada pela paleta em que se destacam os tons quentes, e uma arte que não economiza nos detalhes.

Ler Juan Buscamares é uma experiência que desafia as expectativas. Publicado pela Conrad, o quadrinho tem significados que certamente são numerosos demais para serem absorvidos em uma única leitura.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado