O quadrinista canadense Joe Ollmann era inédito no Brasil, até a publicação de “Pai de Mentira” pela Comix Zone, em 2022. Só que o que muita gente não sabe (ou não se lembra) é que a Quadrinhos na Cia. havia anunciado uma HQ do autor, “O Abominável Sr. Seabrook”, em fevereiro de 2019 e programado o lançamento para o segundo semestre daquele ano. O que nunca aconteceu.
Agora, após anos de espera, finalmente “O Abominável Sr. Seabrook” chegará às prateleiras das livrarias e lojas especializadas. O quadrinho já está em pré-venda, com previsão de lançamento para setembro. Publicado originalmente em 2017, pela Drawn & Quarterly, a obra é uma biografia de William Seabrook, um escritor e explorador americano, também conhecido por popularizar o termo “zumbi” no Ocidente.
O jornalista William Seabrook (1884-1945) viveu com beduínos, se interessava por ocultismo, acreditava que a dor tinha propriedades místicas, dizia ter comido carne humana com canibais — e, principalmente, ajudou a popularizar a figura dos zumbis na cultura pop americana. Suas reportagens foram o elo entre a “geração perdida” e as culturas mais fascinantes do mundo.
Mas sua vida não foi apenas aventura; também há nela uma série de aspectos absolutamente sinistros. Seabrook era um alcoólatra no limite do funcional, era obcecado por ser submisso no sexo e pelas propriedades pseudomísticas da dor e da degradação.