“O Homem de Canudos” terá lançamento com a presença dos autores Wanderley Diniz e Jô Oliveira, neste sábado (9), em Brasília. O evento acontece na Oto Livraria, das 15h às 19h, e tem entrada gratuita. A edição brasileira é fruto de uma parceria entre a Editora Trem Fantasma e o selo editorial Lorobuono Fumetti.
Publicada originalmente pela Sergio Bonelli Editore, em 1979, como parte da coleção “Un Uomo un’Avventura” (“Um homem, uma aventura”), “O Homem de Canudos” é ambientado no final do século XIX em um sertão nordestino assolado por seca, fome e violência. Na trama, após ver sua família ser morta por jagunços, o protagonista Pedro se encontra em uma sinistra espiral de vingança e redenção, até que seus passos se cruzam com os de Antônio Conselheiro, o “messias de Canudos” e seus seguidores. A HQ é considerada a primeira criada por autores brasileiros para a editora italiana e uma das primeiras obras de quadrinhos produzidas por brasileiros publicada originalmente no exterior.
Com 50 anos de carreira, Jô Oliveira é conhecido por inspirar seu traço na cultura popular, sobretudo a literatura de cordel e a xilogravura. Teve diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior e está radicado em Brasília desde o final da década de 1970. Nascido em Patrocínio (MG), Wanderley Diniz é escritor e poeta, é dele também o texto “O Povo de Deus contra a República dos Coronéis”, presente na edição brasileira da HQ, que ainda corrige um erro histórico da publicação original, que não deu os devidos créditos ao roteirista.
SERVIÇO
Lançamento de “O Homem de Canudos”
Data: Sábado, 9 de novembro
Horário: 15h às 19h
Entrada: Gratuita
Local: Oto Livraria
Endereço:302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo – Brasília (DF)