A versão em quadrinhos de “Kindred – Laços de sangue” da célebre autora Octavia E. Butler, chega às livrarias brasileiras em outubro. Damian Duffy e John Jennings são os responsáveis pela adaptação que será lançada pela editora Morro Branco. A obra foi anunciada em 2022, como o primeiro quadrinho da editora. “Kindred: Uma Adaptação em Graphic Novel” já está em pré-venda.
Na obra, Dana, uma jovem escritora preta, não consegue explicar como é transportada pelo tempo e pelo espaço da Califórnia dos anos 1970 até uma fazenda em Maryland, durante a escravidão. Mas ela rapidamente entende o porquê: precisa lidar com os apuros sofridos por Rufus, um homem branco, proprietário de escravos, e seu progenitor. Sua sobrevivência, sua própria existência, dependem disso.
A adaptação em quadrinhos do clássico de ficção científica escrito por Octavia E. Butler traz um olhar tocante, poderoso e resoluto sobre a violência e os perturbadores efeitos da escravidão sobre as pessoas unidas por suas correntes, tanto pretas quanto brancas, entre as quais se forjam laços de sangue, no mais profundo dos sentidos.
Conhecida como a “grande dama da ficção científica”, Octavia E. Butler é considerada uma das criadoras do Afrofuturismo. A autora foi vencedora do Prêmio Hugo de Melhor Conto, em 1984, o de Melhor Novelista, em 1985, e do Prêmio Nébula, em 1985 e 2000. Seus textos refletem sobre relações sociais, tecnologia, raça, desigualdade e esperança. Octávia Butler vem sendo publicada no Brasil pela Morro Branco.
Este é o primeiro quadrinho de Duffy e Jennings lançado no Brasil. A dupla também colaborou em mais duas adaptações de livros de Butler, “A Parábola do Semeador”, lançada nos EUA em 2020, e “A Parábola dos Talentos”, lançado este ano.
Além da versão em quadrinhos, “Kindred” foi transformado em série de TV pela FX, em 2022. No entanto, a adaptação foi cancelada após a primeira temporada.
