Clássico do horror nacional, “O Lobisomem: O Demônio da Noite” retorna em omnibus

29 agosto 2025


O trabalho de Gedeone Malagola e Sérgio Lima em suas histórias de Lobisomem será resgatado em uma parceria das editoras Noir e Heroica em “Lobisomem Omnibus”. Pela primeira vez, todo o trabalho dos autores será reunido em uma edição de 512 páginas em preto e branco. A campanha de financiamento do livro já está no ar no Catarse.

As histórias do aristocrata Von Bóros, por Malagola e Lima, saíram entre 1967 e 1970, pela Gráfica e Editora Penteado (GEP), que publicou 22 números da revista “O Lobisomem: O Demônio da Noite”, além de dois almanaques anuais. Nelas, o Lobisomem Von Bóros é um monstro retratado como anti-herói frio e cruel, que mata sem qualquer remorso.

PUBLICIDADE

As histórias foram escaneadas pelo quadrinista Ede Galileu, que hoje cuida do espólio da obra de Gedeone Malagola. Cada uma das páginas foi restaurada digitalmente para respeitar o traço de Sérgio Lima.

Para dar mais contexto à obra e ao personagem, a edição contará com um dossiê especial trazendo a trajetória do Lobisomem e da sua revista publicada pela GEP, assinado pelo pesquisador Toni Rodrigues. Ele reconstrói os passos de Gedeone Malagola e Sérgio Lima na época em que levaram às aventuras do Lobisomem para as bancas. Publicitário e especialista na área de quadrinhos brasileiros, Toni é autor do recente livro “Splash! Uma História da Publicidade em Quadrinhos!” e da “Memo: A Revista da Memória Gráfica”.

Em mais de 30 anos e três editoras, o roteirista paulistano Gedeone Malagola escreveu cerca de mil páginas de um lobisomem bem particular, cuja mitologia foi cuidadosamente criada por ele e desenvolvida em enredos que marcaram época. Além de Malagola, outros roteiristas, como Milton Mattos trabalharam nas histórias do Lobisomem.

As tramas foram ilustradas por grandes nomes dos quadrinhos brasileiros, como Rodolfo Zalla, Nico Rosso, Edmundo Rodrigues e Rodval Mathias. Mas foi com o artista Sérgio Lima que Gedeone teve sua mais prolífera parceria. Dono de um traço muito elegante, Lima desenhou cerca de 25 HQs do Lobisomem.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE