De Aldo Solano
20 páginas
Independente | 2019
Homem-Sagui, de Aldo Solano, poderia ser muito bem uma história fruto da frutífera (e cômica) imaginação do autor. No entanto, esse é um episódio resgatado da história de São Manuel, cidade de origem do quadrinista. Horácio Ferreira de Souza viajou o mundo todo com suas apresentações perigosas, arriscando-se em suas acrobacias. O artista escolheu logo a cidade do interior de São Paulo para realizar um grande desafio.
Este é um quadrinho curto, com uma leitura rápida e fluida e cheio de analogias à vida de um artista (independente da área). Durante a narrativa, Aldo brinca com os quadros, trazendo a história como um conto, na voz de seu narrador.
Na arte, o quadrinista continua se inspirando em Robert Crumb, que é inegavelmente uma influência marcante em seus trabalhos.
Mesmo com uma obra breve, Aldo se mostra um artista mais maduro e um quadrinista para ficar de olho nos próximos lançamentos. Para fechar, durante a leitura nos lembramos da canção Nos Bailes da Vida, de Milton Nascimento. Uma boa pedida para completar a reflexão dessa leitura.