Hipotética prepara lançamento de quatro quadrinhos nacionais para o fim do mês

15 agosto 2025


A editora Hipotética anunciou a chegada de novos quadrinhos nacionais ao seu catálogo, o lançamento está previsto para o Esquenta Hipotética, que acontece na Loja da Brasa no dia 22 de agosto, e na ComicCon-RS, nos dias 23 e 24 de agosto. Ambos os eventos serão em Porto Alegre. Duas das HQs são inéditas, “Diários Metropolitanos” e “O Colecionador”, enquanto duas ganham nova edição, “Adormecida: Cem Anos para Sempre” e “Mambembe”.

“Diários Metropolitanos” é uma coletânea em que seis artistas contam a experiência de crescer em cidades da região metropolitana de Porto Alegre, e o resultado são histórias repletas de reflexão, nostalgia e a sensação de que tudo é diferente na periferia e ao mesmo tempo tudo é familiar.

PUBLICIDADE

Idealizada e organizada por Wender Zanon, a HQ traz: “Excisão”, de Gabriel Bulbo; “Crepe de salsicha”, de Gabriel Andrade; “Carrapicho”, de Sarah Escanhuella; “Tudo acontece na Mathias Velho”, de Érico Noronha e Wender Zanon; “Felipe, tá quase na hora” e “A vizinhança dos gatos”, de Felipe Veeck. A edição conta com 96 páginas em papel pólen natural 80g e formato 14,8 x 21 cm.

“O Colecionador” conta a história de Érico, um jovem de 27 anos de Porto Alegre, que desde muito cedo coleciona HQs e tem um sebo onde vende gibis. Em meio a dilemas pessoais, questões existencialistas e muitos livros, Érico se vê em conflito com a rotina que ele mesmo criou.

A edição traz prefácio de Érico Assis, jornalista, pesquisador e tradutor. No texto ele ressalta que “se você já colecionou alguma coisa, você e o Érico vão se perguntar, juntos, o que é colecionar, por que colecionar e onde que esse colecionismo vai parar. Porque, desculpe o aviso: um dia, essa coleção vai existir e você não”. O quadrinho chega com 112 páginas, offset 90g e formato 15,7 x 23 cm.

Em “Mambembe”, de autoria de Ariane Rauber e cores de Cris Peter, o circo não é um lugar comum. Ele surge nas noites em que o mundo pesa demais e pessoas invisíveis na cidade podem se encontrar. Sob lonas mal costuradas, uma menina que sonha andar livremente pode voar em um balanço, um malabarista de semáforo aprende a encantar, enquanto o flautista sai pelas ruas em busca do adorável público desse circo cheio de estranhezas.

É nesse espetáculo que Elise vai parar ao encontrar uma criatura incomum e ferida. Depois de fugir de repetidas brigas em casa, ela acaba se perdendo ao seguir os passos do flautista. E encontra o local onde os invisíveis aparecem, vendo-se presa nesse mundo fantástico. Com papel offset 90g, formato 15,7 x 23 cm e 64 páginas.

“Adormecida: cem anos para sempre”, de Paula Mastroberti, chega em nova edição a fim de recuperar a importância da história e da artista no meio dos quadrinhos brasileiros. A HQ foi uma das primeiras graphic novels a ser produzida por uma artista mulher no Brasil, entre o final dos anos 1980 e início dos 1990. O livro é uma versão livre e recriativa do conto da Bela Adormecida.

Em meio a uma tempestade, um andarilho encontra abrigo no que parecem as ruínas de um castelo. Mas, ao cruzar a porta, tudo se transforma e um novo mundo é descoberto. Um mundo de fadas, princesas, bruxas e maldições.  A edição conta com 48 páginas em papel couché fosco 115g e formato 17×24 cm.

Eventos em Porto alegre

O Esquenta Hipotética acontece no dia 22 de agosto, sexta-feira, a partir das 19h. O evento acontecerá na Loja da Brasa, rua José do Patrocínio, 611, Cidade Baixa, e vai reunir autores e autoras de “Diários Metropolitanos”, “O Colecionador” e “Mambembe”, com direito a bate-papos e sessões de autógrafo. O evento é aberto ao público em geral e tem entrada gratuita.

Já no sábado e no domingo, 23 e 24 de agosto, a editora hipotética participa da ComicCon-RS, com lançamento das três novas publicações e, ainda, da nova edição de “Adormecida: cem anos para sempre”, de Paula Mastroberti, com presença da autora. O evento acontece no prédio da Unisinos Porto Alegre, Av. Dr. Nilo Peçanha, 160,  e os ingressos estão à venda no site.

 

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE