A HarperCollins, um dos maiores grupos editoriais do mundo, anunciou nesta semana que adquirirá as operações de publicação de mangás da Crunchyroll na França e na Alemanha. A transação, que ainda depende da aprovação dos órgãos regulatórios, deve ser concluída até o fim do ano e com isso transferirá para a gigante norte-americana todo o catálogo editorial da Crunchyroll nesses dois países.
Embora seja mais conhecida pela sua atuação como plataforma de streaming, a divisão de mangás da Crunchyroll é responsável por publicar séries de destaque no mercado de quadrinhos. Dentre os seus principais títulos estão “Chainsaw-Man”, de Tatsuki Fujimoto, “Dandadan”, de Yukinobu Tatsu, e “The Promised Neverland”, de Kaiu Shirai e Posuka Demizu.
Em comunicado ao público, o presidente e CEO do grupo editorial com sede em Nova York, Brian Murray, se revelou entusiasmado em expandir o portfólio de mangás da empresa na Europa e afirmou que a iniciativa tende a estreitar ainda mais os laços entre o Japão e a HarperCollins, a única grande editora ocidental a atuar no mercado editorial japonês.
Ainda de acordo com Murray, o passo visa ampliar a atuação do grupo não apenas na França e na Alemanha, mas também no mercado de mangás em língua inglesa, ambiente ainda pouco explorado pela HC, que possui sedes nos EUA e na Inglaterra.