No próximo ano, a editora Belas Letras lançará no Brasil o livro “Ghiblioteca: O Guia Definitivo dos Filmes do Studio Ghibli”. Do clássico “Nausicäa do Vale do Vento” (1984) até “O Menino e a Garça” (2023), a obra traz uma apresentação detalhada de todos os longas-metragens do aclamado estúdio de Hayao Miyazaki. Previsto para maio de 2026, o guia ilustrado é assinado por Michael Leader e Jake Cunningham.
Com 208 páginas, o livro oferece um mergulho nas quatro décadas de produção do estúdio de animação mais popular do Japão. Além de detalhar aspectos técnicos de cada um dos 24 filmes, o texto assinado pelos criadores do Ghibliotheque, podcast britânico dedicado ao universo Ghibli, apresenta análises gerais e reflexões sobre as cenas centrais de cada obra.
Lançada originalmente no Reino Unido em 2021, a “Ghiblioteca” recebeu uma atualização recentemente com a inclusão de “O Menino e a Garça”. Em 2024, os autores publicaram um novo livro sobre o estúdio, “Ghibliverse: Studio Ghibli Beyond the Films”, que explora obras anteriores à fundação do Ghibli, produções não cinematográficas e produtos que influenciaram o estúdio.