Frizzy

10 junho 2024

De Claribel A. Ortega e Rose Bousamra
224 páginas
Galera Record | 2024
Tradução: Solaine Chioro

Marlene não consegue entender por que precisa ir todo domingo ao salão de beleza com a mãe para alisar os cabelos. Frizzy traz alguns dos questionamentos com os quais toda garota cacheada se deparou, principalmente enquanto crescia. Claribel A. Ortega e Rose Bousamra constroem um quadrinho perfeito para o público ao qual se destina: meninas entre 8 e 13 anos. Não à toa, a HQ recebeu um Eisner de Melhor Publicação Infantil.

A relação de Marlene com seus cabelos é complexa. O quadrinho constrói uma série de camadas que entrelaçam questões familiares, raciais e sociais. É claro que por se tratar de uma obra voltada para leitores bem mais jovens, tudo é dosado e as resoluções são facilitadas, mas em momento algum Frizzy subestima quem lê. Além dos diálogos críveis, pensados em uma linguagem “moderna”, a narrativa gráfica é muito bem aproveitada com quadros dinâmicos e cenas que se misturam à imaginação da protagonista. Rose Bousamra leva os créditos por essa construção visual, que se destaca também por algo que é central na obra: a representação dos cabelos.

Quando a trama chega ao clímax, é inegável que estamos diante de um quadrinho que sabe exatamente como desenvolver temáticas para público jovem. Ruby está vivendo um momento difícil; ouviu tantas vezes que seu cabelo é “ruim”, que passou a acreditar naquilo. Como mudar a perspectiva da garota? O roteiro encaixa manobras bem pensadas e reforça a relação da protagonista com sua tia Ruby. O resultado é emocionante, independente da idade do leitor.

Aposta da Galera Record para os quadrinhos, Frizzy é com certeza uma HQ que muitas mulheres gostariam de ter lido quando pré-adolescentes. Não apenas pela identificação com o tema, em específico, mas pela abordagem como um todo. O recorte aqui é claro, mas, em geral, Ortega e Bousamra conduzem uma história sensível sobre autoamor, relação mãe e filha e a necessidade de quebrar algumas regras reproduzidas há gerações. Ou seja, perfeito para quem está crescendo.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado