Friday

24 fevereiro 2025

De Ed Brubaker, Marcos Martín e Muntsa Vicente
368 páginas
QS Comics | 2025
Tradução: Carol Pimentel

Friday é uma mistura deliciosa de gêneros, que vai se transformando diante dos nossos olhos. Mais uma vez, Ed Brubaker cria uma história detetivesca cheia de nuances, só que agora protagonizada por adolescentes e com uma boa dose de mistério sobrenatural.

PUBLICIDADE

Friday acaba de voltar da faculdade para passar as festas de fim de ano na cidadezinha de Kings Hill. Imediatamente, ela é arrastada para seu passado: investigar crimes e mistérios ao lado de seu amigo, Lancelot Jones. Porém, esse caso parece ser ainda mais sombrio, com descobertas sobre o passado e consequências assustadoras para a dupla.

O enredo ganha força rapidamente, com reviravoltas impressionantes ao final de cada uma das nove edições que compõem este integral. Nossas certezas e primeiras impressões são tragadas pelo que a história revela e a imprevisibilidade da história que Brubaker quer contar se torna um de seus principais atributos. É impossível parar de ler.

Apesar do protagonismo adolescente (como uma homenagem às histórias policiais juvenis), o quadrinho não infantiliza seus personagens. Muito pelo contrário, tanto Friday quanto Lancelot são muito bem construídos, cheios de personalidade. Por outro lado, a mitologia apresentada não ganha muito espaço para se desenvolver, mesmo que Marcos Martín e Muntsa Vicente façam um ótimo trabalho visual nesse quesito.

Ainda sobre a arte, é preciso tecer elogios à ambientação. A cidade de Kings Hill parece perfeita para essa história, com suas casas antigas e ruas cobertas de neve. Há um tom íntimo, mas assustador, em suas ruas. Há um cuidado especial com a narrativa gráfica, sobretudo com o ritmo, que acompanha muito bem a proposta do roteiro. Tudo está em perfeita sintonia.

Publicado em volume único pela QS Comics, Friday é uma leitura fantástica. Mergulhar em suas páginas e sentir a adrenalina dessa investigação é daquelas experiências que uma boa história proporciona. O diferencial aqui é que, além de tudo, o leitor é constantemente surpreendido. Prepare-se para uma aventura e tanto.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE