
Quem passar pelo Festival do Japão, evento tradicional do calendário paulistano, irá se deparar mais uma vez com os talentos de vários quadrinistas e escritores. A 26ª edição do festival, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de julho, no São Paulo Expo, terá pela segunda vez uma Alameda Literária.
A iniciativa coordenada pelos jornalistas Paula Cabral e Victor Okada tem o objetivo de valorizar a cultura nipônica em um espaço de conexão e representatividade asiática, por meio da literatura. Localizada no Setor Cultural do Festival do Japão, a Alameda vai receber autores descendentes ou que produzem obras que dialogam com a cultura nipônica, além de editoras independentes e coletivos criativos. “Buscamos autores e autoras que compartilham, por meio da literatura, suas vivências, memórias e olhares sobre identidade, pertencimento e representatividade“, afirma a coordenadora Paula Cabral em nota à imprensa.
André Kondo (autor de “O Pequeno Samurai”, finalista do Prêmio Jabuti), Isaac Santos (com sua obra sobre “Yasuke”), Cris Eiko e Paulo Crumbim (autores da série “Quadrinhos A2” e das Graphic MSP do “Penadinho”), Max Andrade (de “Juquinha”, “Anjinho” e “Tools Challenge”), Monge Han (autor de “Vozes Amarelas” e “Daruma: Perseverança”), Ricardo Tayra e Talessak (com a HQ “Amarelo Seletivo”, premiada com o bronze na 16th Japan International Manga Award 2022) e o coletivo Escritoras Asiáticas & Brasileiras (formado por mulheres descendentes) são alguns dos participantes. O espaço ainda terá a presença de editoras como NewPOP, Estação Liberdade e Conrad.

A programação conta com sessões de autógrafos, bate-papos no minauditório do Festival, além da venda de livros no espaço da Alameda. A curadoria não se limita a um gênero literário ou a uma faixa etária, já que os autores selecionados trazem obras com diversas temáticas, como quadrinhos infantis, HQs com viés feminista e LGBTQIAPN+. Além disso, produtos como ecobags e encadernações artesanais também vão estar disponíveis.
Abaixo é possível conferir a programação de bate-papos da Alameda Literária:
> Sexta – 11/07 – 15h00 às 15h50:
Do pós-guerra às páginas: a resiliência e espiritualidade de Okinawa narradas
Mediador: Marcel Kosugi
Participantes: Fábio Akamine – autor do livro “Agijabiyo!”; Guilherme Kroll – gerente editorial da Conrad Editora, com o lançamento “Okinawa”, de Susumu Higa; Shinji Yonamine – conselheiro vitalício do Okinawa Kenjinkai e da ANBE (Academia Nipo-Brasileira de Escritores).
> Sexta – 11/07 – 18h00 às 18h50
Identidade Nikkei: como a literatura conecta Brasil e Japão
Mediador: Marcel Kosugi
Participantes: Cassius Medauar – publisher da Editora JBC; Fran Matsumoto – ilustradora, finalista do Prêmio Jabuti em 2023, autora de “Boto”, “Tatá” e “Conversas com batiã”; Isaac Santos – quadrinista, ilustrador e roteirista, autor da HQ “Yasuke”, “Shin” e “Paradetetives”; Ricardo Tayra e Talessak – autores premiados com o bronze na 16th Japan International Manga Award 2022 com a HQ “Amarelo Seletivo”.
> Domingo – 13/07 – 12h00 às 12h50
Livros e HQs: cultura amarela no papel
Mediadora: Bianca Sakai
Participantes: André Kondo – escritor, fundador da Telucazu Edições e presidente da Nikkei Bungaku; Diogo Kaupatez – fundador da C33 Editora, editor do lançamento “O Livros dos Yokai”; Monge Han – quadrinista, autor de “Vozes Amarelas” e “Daruma: Perseverança”; Representantes do coletivo Escritoras Asiáticas & Brasileiras: Ana Shitara – autora de “Sob o Sol a Pino”; Lucia Aoto – autora de “Limbo”; Mami Seguchi – autora de dois livros com a personagem Fada Amor; Veronica Yamada – autora de “Carne de Segunda”.
O Festival do Japão
Realizado desde 1998, o evento tem o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão. Neste ano o festival celebra “130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão”. O evento conta com exposições, gastronomia típica, shows, oficinas, cosplay e diversas outras atividades. De acordo com a organização, no ano passado o Festival do Japão recebeu cerca de 184 mil visitantes e contou com o apoio de 15 mil voluntários.
O São Paulo Expo Exhibition fica localizado na Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos por AQUI.