De Flavia Biondi
160 páginas
Poseidon | 2025
Tradução:
Feitos um Para o Outro é, em sua essência, sobre um romance. No entanto, Flavia Biondi escolhe contar a história de um casal cuja chama já não é a mesma após 8 anos de relacionamento. Mia e Manuel estão juntos desde que os dois eram estudantes cheios de sonhos. Ela é uma escultora sem trabalho, ele é um escritor em busca de editora, que trabalha numa pizzaria para pagar as contas. Os dois vivem em uma casa compartilhada com amigos, todos jovens adultos. Perto de completar 30 anos, a protagonista começa a se questionar sobre a relação e se sente cada vez mais afetada pelas questões financeiras e profissionais.
Biondi faz um belo retrato de uma geração que já não tem as mesmas responsabilidades e expectativas que seus pais na mesma idade. A estabilidade que é esperada com a chegada dos 30 anos é um motivo de atrito entre o casal e por mais que Mia ainda ame seu parceiro, a empolgação, a paixão, já são coisa do passado.
A complexidade da personagem e do seu relacionamento com Manuel são dois pontos altos da trama. É fácil avançar pelas páginas, enquanto compreendemos a dinâmica de suas vidas e os caminhos que a trama deseja nos levar. No entanto, quando a história atinge seu clímax, o que resta é uma resolução fácil e apressada.
Outro ponto que gera incômodo é a inconstância nos diálogos. As interações entre Mia e Manuel são naturais, mas o mesmo não acontece sempre entre a protagonista e seu melhor amigo Tito, ou outros personagens da trama. Algumas interações soam artificiais, o que pode tirar o leitor da história.
A arte de Biondi é elegante, singela e bastante funcional para o quadrinho. A cidade de Bolonha, onde a história é ambientada, se torna uma personagem, afinal, várias cenas destacam suas ruas e sua arquitetura.
Publicado pela Poseidon, Feitos um Para o Outro pode não ter um desfecho à altura de seu desenvolvimento, mas é uma leitura agradável, com bons momentos e que pode ser altamente identificável, a depender do leitor.