Fabcaro, autor do último álbum de Asterix, “L’Iris blanc”, seguirá à frente do personagem em uma nova história. O próprio roteirista se disse surpreso, afinal, fazer uma sequência não foi algo planejado inicialmente. “Fui chamado para apenas um álbum para substituir Jean-Yves Ferri que queria trabalhar em suas aventuras com ‘De Gaulle’ [série de quadrinhos autoral de Ferri]. Mas a Éditions Albert René me disse que ele poderia precisar de mais tempo e sugeriram que eu não me privasse de pensar em um novo roteiro”, contou Fabcaro ao jornal Ouest-France.
Isso quer dizer que um 41º álbum está a caminho. Embora Fabcaro tenha confidenciado que está “mais perto do fim do que do começo” da próxima HQ do personagem, ainda não há previsão de lançamento ou título revelado. Ainda assim, há uma certeza: Didier Conrad segue nos desenhos. Conrad é o responsável pela arte de Asterix desde 2013, quando foi publicado “Asterix entre os Pictos”, primeiro álbum do personagem sem qualquer dos criadores originais — depois da morte de Goscinny, em 1977, Uderzo seguiu sozinho à frente das histórias do gaulês.
Ainda inédito no Brasil (embora já anunciado pela Record para 2025), “L’Iris blanc” (O Lírio Branco, em tradução livre) foi um sucesso de vendas em 2023, ano de seu lançamento e figurou na lista de best-sellers da França, com 1,54 milhão de exemplares vendidos em dois meses.