
O ex-jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar, um dos mais celebrados do esporte, levará sua história aos quadrinhos. Prevista para setembro nos EUA, a HQ “Champion: A Graphic Novel” é assinada pelo próprio atleta, em parceria com Raymond Obstfeld e Ed Laroche. A publicação é da Penguin Random House e a obra ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.
“Champion” acompanha o jovem Monk Travers, um garoto do ensino médio que é a estrela de basquete do time. Após ser pego grafitando o muro do time rival, Travers precisa sofrer as consequências de seus atos. Seu treinador escolhe uma punição educativa: escrever um texto sobre o ex-jogador Kareem Abdul-Jabbar. Travers era grande fã do ex-jogador e já sabia de todas as suas conquistas, mas o treinador diz que não quer saber da carreira, o texto deve ser sobre a vida de Abdul-Jabbar antes do sucesso.
Mesmo contrariado, Monk Travers embarca na pesquisa e descobre uma história cheia de conflitos, frustrações e violência vividos por Kareem Abdul-Jabbar. O contato com a trajetória do atleta faz com que o jovem reflita sua visão de futuro e seu papel na comunidade negra e imigrante dos Estados Unidos.
Kareem Abdul-Jabbar teve 20 temporadas na NBA e jogou por duas franquias, Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers. Na sua carreira, foi seis vezes MVP da NBA e participou 19 vezes do All-Star Game. Ele foi considerado o maior pontuador da NBA, até ser superado por LeBron James, em 2023.

Quando se aposentou, Abdul-Jabbar dedicou seu tempo à escrita e à educação, a fim de falar abertamente sobre cultura e história. “Champion” não é a primeira experiência de Abdul-Jabbar como autor, ele escreveu uma trilogia de livros focada em Mycroft Holmes, irmão do detetive Sherlock Holmes, junto com a autora, Anna Waterhouse. O ex-jogador também escreveu para a Marvel em 2019, no projeto antológico “Marvel Comics 1000”.