
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) formou uma parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para criar a HQ “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade”. O gibi aborda temas como conflito geracional e etarismo, preconceito com pessoas idosas, e foi distribuído para crianças e jovens durante um evento que contou com a presença da ministra Macaé Evaristo, nesta quarta-feira (26), na Escola Classe 503 no Distrito Federal.
A irmã mais velha de Xaveco, Xabéu, e sua avó, Dona Xepa, são as protagonistas de “Turma da Mônica: Intergeracionalidade”. As duas passam por uma jornada que revela como estereótipos de pessoas idosas são negativos. De forma educativa, o envelhecimento é mostrado como parte da vida humana, com a participação de vários personagens da Turma da Mônica.
Ao colocar Xabéu (uma adolescente) e Dona Xepa (uma idosa) para dialogarem, a trama explora os conflitos e adversidades que surgem entre diferentes gerações. Além disso, a importância da saúde mental de idosos também é um tema essencial para o gibi.

“Turma da Mônica: Intergeracionalidade” também estará disponível em versão online, nos idiomas português e espanhol e poderá ser utilizado por escolas e famílias como ferramenta educativa, para debater o tema central do quadrinho.
O evento de lançamento da HQ faz parte de uma série de medidas do MDHC para combater o etarismo. Dessa vez, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e do Instituto Maurício de Souza, os personagens da Turma da Mônica foram usados para dialogar com o público infanto juvenil de forma educativa.