O quadrinista italiano Zerocalcare terá mais um título publicado no Brasil pela editora Poseidon. “Esqueça o Meu Nome” já está em pré-venda, com previsão de lançamento para outubro. Uma das primeiras obras do autor, lançada em 2014 na Itália, a obra mistura fantasia às memórias da família do autor.
Na trama, após o falecimento da sua avó materna, Zerocalcare acaba descobrindo coisas sobre a sua família que ele nem imaginava. Ele fica dividido entre o conforto da inocência juvenil e a sensação de estar cada vez mais preso às pressões da sociedade. Antes de entender para onde está indo, o artista precisa descobrir de onde veio de verdade. A narrativa alterna passagens cotidianas, como conversas, reflexões e lembranças de infância, com elementos surreais, em que criaturas e símbolos fantásticos entram em cena, como de costume em suas obras.
“Esqueça o meu nome” foi finalista do prêmio literário italiano Strega, na categoria juvenil, e foi vencedor do Prêmio Livro do Ano do Fahrenheit, programa de cultura e literatura da rádio Rai 3. A edição brasileira conta com 240 páginas, formato 17 x 24 cm e capa dura.

Sempre muito ativo no mundo dos centros sociais romanos, Zerocalcare participou de diversas edições do evento underground Crack! Fumetti Dirompenti, Crack! Quadrinhos Disruptivos, em tradução livre, iniciando assim um período em que produziu numerosos cartazes de shows, capas de discos e fanzines. Atualmente, o artista é um dos principais nomes do novo quadrinho italiano. Seus álbuns são um sucesso de público, com milhões de cópias vendidas no país, somados todos os seus títulos.
Outros trabalhos do autor já foram lançados no Brasil: “Kobane Calling” foi publicado pela Nemo e “A Profecia do Tatu” chegou ao país também pela Poseidon. Esta última foi adaptada para uma série animada, “Entrelinhas Pontilhadas”, lançada pela Netflix. O quadrinista também tem outra animação na plataforma, “Este Mundo Não Vai me Derrubar”, e uma terceira está em desenvolvimento.