Em Busca de Watership Down

15 julho 2025

De James Sturm e Joe Sutphin (Adaptando livro de Richard Adams)
384 páginas
DarkSide Books | 2025
Tradução: Catarina Tolentino

A jornada de um grupo de coelhos em busca de um novo lar se transforma em uma fábula pensada para conquistar o leitor, dados os paralelos com a realidade dos humanos. Em Busca de Watership Down, de Richard Adams, é um clássico da literatura britânica que, na adaptação para quadrinhos de James Sturm e Joe Sutphin, pode funcionar melhor para quem já havia tido contato com a obra original.

PUBLICIDADE

Uma visão do coelho Fiver mobiliza sua mudança com o irmão, o corajoso Hazel, para longe do viveiro onde moravam. Porém, eles não estarão sozinhos nesta aventura, que logo se transforma em uma clássica trama de luta pela sobrevivência. O primeiro terço da obra é dedicado a nos situar no mundo dos coelhos, seus hábitos, sua cultura e mitologia. Os roedores têm até um vocabulário próprio, que ganha um glossário dedicado (e útil) ao final.

À medida que a trama avança, a inocência dos trechos iniciais dá lugar a situações dramáticas e violência. Porém, ao contrário do que se poderia imaginar, os conflitos não se dão com humanos, mas com outros coelhos, cruéis com a própria espécie. Em Busca de Watership Down abre espaço para reflexões sobre estruturas sociais e poder, embora preserve a aura juvenil.

Os desenhos de Joe Sutphin atingem em cheio no tom de fábula que a história carrega. Apesar dos esforços para distinguir os coelhos, em vários momentos da leitura ficamos perdidos, principalmente na diferenciação dos animais que não têm tanto protagonismo. Conhecido por seu trabalho como ilustrador de livros infantis, Sutphin nem sempre é inventivo quando o assunto é uma narrativa gráfica longa, de quase 400 páginas. Várias das cenas se resumem a diálogos entre os coelhos, sem grandes mudanças de ângulo ou enquadramento.

É bem provável que quem já tem uma relação com o livro de Richard Adams encontre na adaptação encantos que expandem a obra original. No entanto, se avaliado apenas como quadrinho, Em Busca de Watership Down, lançado no Brasil pela DarkSide Books, pode perder força para quem lê a história pela primeira vez.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE