A Editora JBC confirmou, durante uma live em seu canal no YouTube nesta quinta-feira (28), o formato da republicação de “Ranma ½”, aclamado mangá de Rumiko Takahashi. Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2026, o shounen de comédia será relançado no formato Wideban, reunindo os 38 volumes originais em 20 livros com quase o dobro de páginas.
Anunciado em março deste ano, o relançamento de “Ranma ½” foi inicialmente planejado como uma reimpressão da antiga coleção já publicada pela JBC. No entanto, após vários pedidos por uma edição em novo formato, a editora decidiu abrir uma pesquisa com o público para eleger a melhor maneira de trazer de volta o mangá. A enquete lançada no dia 16 de julho no grupo de transmissão da JBC no WhatsApp e encerrada no último domingo (27), apontou uma esmagadora preferência pela edição Wideban, que recebeu cerca de 90% dos votos entre aproximadamente 1.500 participantes. A escolha foi oficialmente confirmada pela editora nesta quinta-feira.
Da mesma criadora de “InuYasha”, “Ranma ½” foi lançado no Japão de 1987 a 1996, na revista Shonen Sunday, da Shogakukan. Ranma Saotome é o personagem que empresta o nome à série e vê sua vida virar de cabeça para baixo após um evento sobrenatural. Durante um treinamento de artes marciais, algo presente na rotina de Ranma desde a infância, um acidente faz com que o garoto passe a conviver com uma maldição: ser transformado em mulher sempre que seu corpo é molhado pela água fria. Quando molhado por água quente, Ranma volta a ser homem.
A série já teve duas passagens pelo Brasil. A primeira delas foi entre 1998 e 2003, pela editora Animangá, numa edição que compilava cerca de 3 capítulos por volume em formato americano – e que acabou incompleta, deixando de cobrir mais da metade do enredo. Em 2009, a JBC trouxe a obra em seu formato original e com a história contada integralmente. A publicação foi concluída em 2013.

Recentemente “Ranma ½” recebeu uma nova adaptação animada produzida pelo estúdio Mappa, o que trouxe nova atenção para a obra em todo o mundo. A primeira temporada teve 12 episódios e foi exibida no final do ano passado, no Japão e continuação já foi confirmada pelos distribuidores da franquia e está prevista para estrear em outubro de 2025. Cabe lembrar que, entre 1989 e 1996, o mangá de Rumiko Takahashi já havia ganhado um anime – com produção do estúdio Deen. No Brasil, o anime de 2024 está disponível na Netflix com dublagem em português.